• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Relatório Mundial sobre Drogas 2018: maconha foi a droga mais consumida em 2016

16/05/2023
in Sem categoria
0

2411207_drogas_ag._brasilA cannabis, popularmente conhecida como maconha, foi a droga mais consumida em 2016. Foram aproximadamente 192 milhões de pessoas que fizeram uso ao menos uma vez ao longo do último ano. O número global de usuários desta droga continua a aumentar e parece ter crescido cerca de 16% na última década até 2016. A conclusão é do Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado no mês passado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o relatório mundial sobre drogas é apresentando anualmente e representa uma visão global sobre a oferta e a demanda de drogas, bem como sobre seu impacto na saúde, permitindo que ações mundiais sejam direcionadas com respostas eficazes no intuito de promover a proteção da saúde e do bem-estar mundial.

Segundo o diretor-executivo do Unodc, Yury Fedotov “as descobertas do relatório deste ano mostram uma expansão dos mercados de drogas ilícitas, com a produção de cocaína e de ópio atingindo recordes altíssimos, o que apresenta vários desafios em diversas frentes”. Ele destacou ainda que a instituição está comprometida em trabalhar com os países-membros com vistas a buscar soluções equilibradas e balanceadas para os desafios atuais de drogas, para avançar no atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Outras drogas

Já drogas como a heroína e a cocaína, coexistem de modo crescente com novas substâncias psicoativas (NSP) e medicamentos sob prescrição. Houve aumento no fluxo de preparações farmacêuticas de origens pouco claras destinadas ao uso não medicinal, juntamente com o poli uso de drogas e o poli tráfico de drogas “poly drugs”, adicionando níveis sem precedentes de complexidade no tema das drogas.

O uso não medicinal de fármacos sob prescrição está se tornando uma grande ameaça para a saúde pública, com opioides sendo responsáveis pelos maiores danos, contabilizando 76% de mortes envolvendo distúrbios relacionados ao uso de drogas. Nesta linha, o fentanil e seus análogos (opiaceos utilizado como medicação para a dor e também para anestesia), ainda constituem um problema na América do Norte, enquanto o tramadol (uma droga utilizada para tratar dores moderadas e graves), tem se tornado uma preocupação crescente em partes da África e da Ásia. O acesso a estes psicoativos para usos medicinais é indispensável para o tratamento de dores crônicas, contudo, os traficantes os produzem ilicitamente, inserindo os produtos em mercados ilícitos, promovendo danos irreparáveis a saúde dos usuários.

Produção

Outro dado importante trazido pelo relatório noticia que a produção global de ópio aumentou 65% entre os anos de 216 e 2017, atingindo 10.500 toneladas. Esta é a estimativa mais alta já registrada pelo Unodc desde que começou a monitorar a produção de ópio global, no início do século 21.

O levantamento constatou ainda que o uso de drogas e os danos associados são os mais elevados entre os jovens em comparação aos mais velhos. A maioria das pesquisas sugere que a adolescência precoce (12-14 anos), a tardia (15-17 anos) é um período de risco crítico para o início do uso de substâncias e pode atingir o pico entre os jovens, com idade entre 18 e 25 anos. A cannabis é a droga de escolha para a maioria dos jovens, no entanto, o uso de ilícitos entre os jovens difere em duas tipologias: drogas recreativas usadas em clubes noturnos pela população de poder aquisitivo maior, e o uso de inalantes por crianças em situação de rua.

Para a população mais velha, com 40 anos ou mais, houve um aumento do ritmo de uso em comparação aos jovens. Embora os dados apresentados sejam limitados, o relatório afirmou que isso requer atenção.

Homens X Mulheres

Na divisão entre homens e mulheres, os homens continuam sendo as pessoas que mais fazem a utilização de drogas, contudo, as mulheres possuem padrões específicos de uso. A prevalência do uso não médico de opioides e tranquilizantes pelas mulheres permanece em um nível comparável, se não superior, ao dos homens. Embora as mulheres possam tipicamente começar a usar substâncias mais tarde que os homens, uma vez que iniciam o uso, tendem a aumentar a taxa de consumo de álcool, cannabis, cocaína e opioides mais rapidamente que os homens, bem como desenvolver rapidamente desordens decorrentes do uso de drogas.

Texto: CNM, com informações do Unodc
Foto: CNM

Tags: Agm em focoCnmDesenvolvimentoMunicípiosPesquisaSaúde
ShareTweetSendSend
Next Post

Planos de saúde deixam de repassar quase R$ 2 bilhões ao SUS, indica boletim da ANS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (987)Agronegócio (151)Alimentação (406)Animais (318)Arrecadação (959)Assistência social (276)Benefício (494)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (435)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1780)Comércio (336)Consulta popular (66)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (728)Daer (140)Defesa civil (177)Desenvolvimento (2055)Destaque (573)Detran (123)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (787)Educação (1366)Eleições (333)Emprego (416)Empresas (723)Energia (328)Esporte (246)Estiagem (132)Estudo (864)Eventos (1257)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2834)Habitação (160)Icms (291)Indústria (444)Investimento (1079)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (742)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}