• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Governo do Estado vistoria investimentos de mais de R$ 124 milhões em hospitais de Pelotas

22/06/2026
in Notícias em geral
0

Instituições receberam recursos estaduais para obras e aquisição de equipamentos.

O governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (19/6), visitas técnicas a quatro instituições de saúde de Pelotas que receberam recursos estaduais para obras e aquisição de equipamentos. As agendas contaram com a presença do governador em exercício Gabriel Souza, acompanhado pelo diretor do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae) da Secretaria da Saúde (SES), Marcelo Reidel.

O roteiro incluiu visitas às obras do Hospital Regional de Pronto Socorro, ao complexo Cidade do SUS, no campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à Santa Casa de Pelotas e ao Hospital Beneficência Portuguesa. Ao todo, o município já recebeu mais de R$ 124 milhões em recursos do Programa Avançar Mais na Saúde, destinados à ampliação da capacidade de atendimento, à qualificação da estrutura hospitalar e à redução das filas de espera.

Várias pessoas estão em um ambiente hospitalar, um deles aponta para o que está mostrando imagens de um monitor de raio x
Na Beneficência Portuguesa, Gabriel confere equipamentos adquiridos para a qualificação da estrutura hospitalar – Foto: Arthur Vargas/Ascom GVG

Durante a visita ao Hospital Regional de Pronto Socorro, Gabriel destacou a importância da obra para a região. “Essa é uma obra realmente colossal realizada com recursos estaduais. É a maior obra em andamento da saúde pública do Rio Grande do Sul. São 9 mil metros quadrados construídos do zero. Erguemos um hospital que não existia e que terá 121 leitos, todos destinados ao SUS. Será uma estrutura capaz de atender potencialmente cerca de 1 milhão de pessoas de 23 municípios da região Sul. É um hospital que vai salvar muitas vidas e que está praticamente pronto, inclusive com os equipamentos já adquiridos”, afirmou Gabriel.

Fachada de um grande edifício institucional moderno com vários andares, em tons claros e detalhes em marrom, cercado por pátio amplo pavimentado e áreas ainda em ajuste, sob céu nublado.
Inauguração do Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas está prevista para setembro – Foto: Arthur Vargas/Ascom GVG

No Hospital Regional de Pronto Socorro, a comitiva acompanhou o andamento das obras, cuja inauguração está prevista para setembro. A unidade concentra o maior volume de recursos do Programa Avançar Mais na Saúde no município, com cerca de R$ 74,3 milhões já pagos pelo Estado, incluindo a construção da nova estrutura hospitalar.

No campus da UCPel, o destaque foi a Cidade do SUS, que integra ensino e assistência por meio do Hospital de Simulação (HSim), o primeiro complexo hospitalar do Rio Grande do Sul voltado exclusivamente à simulação realística na formação em saúde. O ecossistema é complementado pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), responsável pelos atendimentos de média e alta complexidade.

Ambiente interno clínico onde um grupo observa a demonstração de um procedimento em um manequim sobre uma maca, enquanto uma pessoa manipula um equipamento de ventilação manual; o espaço tem armários brancos ao fundo e bancada com materiais médicos.
No campus da UCPel, a Cidade do SUS integra ensino e assistência por meio do Hospital de Simulação – Foto: Arthur Vargas/Ascom GVG

Ainda no local, o governador em exercício visitou o ambulatório do SerMulher RS, programa desenvolvido pela SES que realiza cerca de 140 primeiras consultas mensais, ampliando o acesso ao atendimento especializado na saúde da mulher. O HUSFP também foi beneficiado por investimentos relevantes do Estado, incluindo a ampliação dos repasses por meio do Programa Assistir, que passaram de R$ 7,3 milhões para R$ 19,5 milhões.

Na Beneficência Portuguesa, foram destacados aportes superiores a R$ 11,9 milhões para a qualificação da estrutura hospitalar, com aquisição de equipamentos e modernização de setores estratégicos. Já a Santa Casa de Pelotas recebeu aproximadamente R$ 19,6 milhões em investimentos, destinados principalmente à ampliação dos serviços de oncologia e à modernização tecnológica da instituição.

Ambiente interno de recepção institucional, onde um grupo de pessoas posa lado a lado diante de um painel de madeira com o texto “Santa Casa Pelotas” em destaque.
Santa Casa de Pelotas recebeu R$ 19,6 milhões para ampliação dos serviços de oncologia e modernização tecnológica – Foto: Arthur Vargas/Ascom GVG
Tags: DestaqueGovernoInvestimentoMulherMunicípiosObrasRecursosSaúdeServiços
ShareTweetSendSend
Next Post

Com apoio de dois programas do governo do Estado, projeto de capoeira promove inclusão de pessoas com deficiência intelectual

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (13)#Destaques (5)Abastecimento (260)Acessibilidade (106)Agm em foco (4612)Agricultura (1006)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (965)Assistência social (277)Benefício (498)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (273)Clima (452)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1781)Comércio (343)Consulta popular (67)Consumidor (260)Coronavírus (676)Corsan (92)Cultura (740)Daer (144)Defesa civil (179)Desenvolvimento (2086)Destaque (630)Detran (124)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (802)Educação (1376)Eleições (333)Emprego (427)Empresas (734)Energia (334)Esporte (248)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1287)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2887)Habitação (161)Icms (291)Indústria (451)Investimento (1109)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (803)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

imunify-bot-check
Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}