• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Carta de Intenções apresenta recomendações sobre Plantas Bioativas

16/05/2023
in Sem categoria
0

21023Uma tradição da 12ª edição da Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas, realizada de quinta-feira a sábado (26 a 28/07), na Univates, em Lajeado, a leitura da Carta de Intenções de Lajeado conta com uma série de recomendações envolvendo o tema. Em uma delas sugere a retomada da Comissão Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, a fim de apoiar e fortalecer políticas públicas para o setor.

Outra recomendação propõe o resgate e o reconhecimento dos saberes e práticas tradicionais de uso de plantas medicinais e de homeopatia popular, como opções legítimas para o tratamento dos seres vivos, apoiando o desenvolvimento e a qualificação de experiências do tipo. Outro ponto sugere a destinação de recursos para a pesquisa e para a efetiva implantação das políticas nacional, estadual e municipal de plantas medicinais e fitoterápicos.

A inclusão do conteúdo nas grades curriculares do ensino médio, das graduações e dos cursos de Pós e o incentivo ao uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) na alimentação escolar também aparecem na carta, “assim como o apoio à publicação de editais específicos, à sistematização de experiências e à pesquisa com plantas bioativas, especialmente as nativas, nas instituições de ensino, pesquisa e extensão rural”, comenta o assistente técnico estadual de Agroecologia e Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus.

“O que fica da Carta de Intenções de Lajeado, lida e validada pela plenária participante do evento, é o legado da Reunião Técnica, um material que prevê a continuidade das ações relativas à temática das plantas bioativas”, comenta a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar e uma das coordenadoras da 12ª Reunião Técnica, Elizangela Teixeira. “O documento busca não apenas acolher proposições, mas buscar a continuidade das iniciativas ligadas ao assunto”, salienta.

Evento encerra com palestras, oficinas e trilhas

A manhã de sábado (28/07) fechou as atividades da 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas com palestras, oficinas e trilhas interpretativas. Em uma das atividades, a acadêmica de Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Francieli Spohr, realizou uma Pancaminhada, atividade em que circulou com o público participante pelo pátio da Univates para a identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Outra atividade foi a palestra com o tema “Sistemas agroflorestais: uma alternativa para conciliar a produção de alimento com a conservação ambiental”, ministrada pelas docentes da Univates, Elisete Maria de Freitas e Míriam Krohnardt. Já assuntos como paisagismo agroecológico, identificação de espécies nativas e abelhas sem ferrão também fecharam a programação do evento, que recebeu mais de 700 pessoas de mais de 120 municípios nos três dias de atividades.

Texto: Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Foto: Divulgação

Tags: Agm em focoAgriculturaAlimentaçãoDesenvolvimentoEventosMunicípiosPesquisaPolíticaRecursosSocial
ShareTweetSendSend
Next Post

Pré-selecionados do Fies devem completar inscrição até sexta-feira (3)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (17)#Destaques (5)Abastecimento (263)Acessibilidade (109)Agm em foco (4585)Agricultura (1004)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (967)Assistência social (279)Benefício (497)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (274)Clima (456)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1791)Comércio (345)Consulta popular (67)Consumidor (262)Coronavírus (671)Corsan (91)Cultura (740)Daer (145)Defesa civil (180)Desenvolvimento (2096)Destaque (657)Detran (124)Direitos humanos (171)Doação (120)Economia (803)Educação (1381)Eleições (330)Emprego (427)Empresas (736)Energia (335)Esporte (245)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1285)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (264)Governo (2893)Habitação (159)Icms (292)Indústria (451)Investimento (1117)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (13)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (11)
  • Notícias em geral (832)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}