• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Dia 8 de março: CNM destaca os exames preventivos para a saúde da mulher

16/05/2023
in Sem categoria
0
08032016_saudemulher_PrefTieteSPEm comemoração ao Dia Internacional da Mulher a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância dos cuidados com a saúde e bem estar da mulher. É comprovado que as mulheres vivem mais do que os homens, provavelmente porque se preocupam mais em cuidar da própria saúde.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as mulheres, a expectativa de vida para nascidas em 2014 era de 78,8 anos. Já para os homens era mais baixa, de 71,6 anos. Sendo uma diferença de expectativa entre os sexos de 7,2 anos.
Claro que uma vantagem dessas depende de inúmeros fatores entre eles: da manutenção do organismo, alimentação saudável, prática de exercício físico e visitas periódicas aos médicos são fundamentais para manter o corpo saudável.
A CNM alerta que o cuidado com a saúde deve ser constante e que ao identificar qualquer alteração, é importante procurar um atendimento médico, evitando assim a automedicação. A entidade parabeniza todas as mulheres neste dia tão especial e reforça cada vez mais a importância da presença feminina na representação social e política.
Exames médicos
Para ajudar a manter essa estatística a área da Saúde da CNM selecionou alguns exames de rotina que toda mulher deve se atentar e fazer. Anualmente ela deve realizar três exames da primeira menstruação até os 30 anos. São eles o exame clínico das mamas, para a detecção de nódulos mamários e prevenção do câncer de mama; o Papanicolau e exame pélvico para a prevenção do câncer do colo de útero e exames de sangue. A coleta de sangue tem como objetivo a avaliação clínica dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, função renal e hormônios tireoidianos. Verificam doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e da tireoide.
A partir dos 30 anos outros exames anuais podem ser iniciados para quem tem histórico de familiares com câncer ou para fumantes. A mamografia é indicada apenas após os 40 anos, no entanto, quando algum parente próximo tem câncer de mama, esta é recomendada aos 30 anos. Já a radiografia de tórax é indicada para pacientes fumantes.
A partir dos 40 anos
Outros exames se somam após os 40 anos para ajudar na prevenção de câncer e osteoporose. A densitometria óssea (que detecta a osteoporose) precisa ser repetido anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal. São solicitadas também ecografias pélvica e transvaginal que avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas. O exame proctológico realizado nesta faixa de idade também é usado para observar uma maior incidência de câncer de intestino especialmente em quem tem histórico familiar da doença. Todos esses exames devem ser realizados anualmente, mas, se o médico solicitar, de acordo com o paciente, o prazo pode ser aumentado para cada dois anos.
Para as mulheres que estão iniciando o climatério, quando ocorre irregularidade menstrual, é aconselhável realizar testes de perfil hormonal.
Acima dos 50 anos
Os cuidados precisam ser redobrados na faixa dos 50 anos de idade. Além dos exames anteriormente citados, é preciso checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose. Além disso, o controle do peso passa a ser uma questão médica, para evitar complicações.
Os exames de sangue vão verificar o colesterol completo e a glicemia para detectar o surgimento do diabetes. É importante realizar este procedimento duas vezes ao ano. Em caso de resultado positivo para diabetes, a paciente deve realizar o exame de fundo de olho que avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pela doença e pela hipertensão arterial.
Após a realização da densitometria óssea, se o resultado for positivo, é importante procurar um reumatologista para fazer o acompanhamento da osteoporose. Dependendo do caso, o exame precisará ser feito com mais frequência.
Texto e imagem: CNM
Tags: Agm em focoAlimentaçãoCnmMulherMunicípiosPolíticaSaúdeSocial
ShareTweetSendSend
Next Post

Em oito anos, mais de 1 milhão de brasileiros devem gerar sua própria energia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (987)Agronegócio (151)Alimentação (406)Animais (318)Arrecadação (959)Assistência social (276)Benefício (494)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (435)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1780)Comércio (336)Consulta popular (66)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (728)Daer (140)Defesa civil (177)Desenvolvimento (2055)Destaque (573)Detran (123)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (787)Educação (1366)Eleições (333)Emprego (416)Empresas (723)Energia (328)Esporte (246)Estiagem (132)Estudo (864)Eventos (1257)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2834)Habitação (160)Icms (291)Indústria (444)Investimento (1079)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (742)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}