• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Primeiro boletim de balneabilidade da temporada aponta que maioria das praias e balneários do RS está própria para banho

23/12/2024
in Notícias em geral
0

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (20/12), o primeiro boletim do projeto Balneabilidade temporada 2024-2025. O serviço é uma das ações vinculadas à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), dentro do projeto Operação Verão Total 2024-2025, do governo do Estado.

Os dados do primeiro boletim são referentes ao resultado das cinco primeiras semanas de coletas. Dos 93 pontos analisados, 81 estão próprios para banho e 12 apresentam condição imprópria.

Veja quais são:

Município – Balneário/Praia – impróprio para banho

  1. Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  2. Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
  3. Cidreira – Cidreira – Rua Calábria
  4. Imbé – Mariluz –  Av. Mariluz
  5. Osório – Lagoa do Peixoto
  6. Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
  7. Pelotas – Valverde – Trapiche
  8. Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé
  9. Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas – Rio Santa Maria
  10. São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
  11. São Lourenço do Sul – Praia das Ondinas
  12. Tramandaí – Tramandaí – Av. Da Igreja

Clique aqui para conferir a planilha

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias. 

De acordo com o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter, o Departamento de Fiscalização da Fepam já está mobilizado para realizar ações para verificar possíveis causas dos três pontos impróprios no Litoral Norte. “Além de ações de fiscalização, vamos realizar coletas nas drenagens pluviais, a fim de investigar as possíveis causas da alteração na água. Com base nos resultados, serão discutidas as estratégias e soluções em conjunto com municípios”, explica.

As análises começaram em 17 de novembro e seguem até o fim de fevereiro. No Litoral Norte, a água analisada nos três pontos considerados impróprios para banho atualmente, apresentou presença superior a 800 unidades de E.coli em duas semanas e índice inferior em outras três. 

O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50.000 células. 

Projeto Balneabilidade 2024-2025 

Nesta edição, o projeto Balneabilidade realiza 15 análises, ao longo de 15 semanas consecutivas, que irão compor os boletins com resultado semanal da balneabilidade de praias e balneários do Estado, sempre levando em consideração as cinco análises mais recentes.

“O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde 1979 e se tornou uma referência para os banhistas que frequentam praias e balneários gaúchos. Ao longo de 15 semanas, teremos monitoramento de 93 pontos em 44 municípios gaúchos, dois pontos a mais em relação ao ano passado. Isso ressalta o esforço coletivo para recolher amostras, analisar e divulgar dados de cada vez mais locais, com o intuito de oferecer mais segurança aos banhistas”, ressalta o presidente da Fundação, Renato Chagas, citando os pontos adicionados às análises, na Praia de Curumim, em Capão da Canoa, e Vila da Itapuã, em Viamão.

Placas informativas

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade. 

No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.

Já o monitoramento dos demais pontos contemplados pelo programa, que inclui águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

 A divulgação dos boletins será feita sempre às sextas-feiras até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Também serão fixadas placas informativas junto aos pontos monitorados. Como nos anos anteriores, as prefeituras ficam responsáveis pela instalação e conservação das placas confeccionadas pela Fundação.

 Recomendações aos banhistas:

  • Entre na água apenas em local com condição própria para banho.
  • Evite tomar banho, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
Tags: ClimaCorsanDestaqueGovernoMeio ambienteMunicípiosSaneamentoSaúdeSegurançaServiços
ShareTweetSendSend
Next Post

Estado investirá R$ 7,9 milhões em poços e redes de abastecimento de água

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (5)Abastecimento (257)Acessibilidade (99)Agm em foco (4611)Agricultura (980)Agronegócio (150)Alimentação (400)Animais (310)Arrecadação (951)Assistência social (276)Benefício (491)Bombeiros (130)Casa civil (172)Cidadania (270)Clima (422)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (55)Cnm (1779)Comércio (335)Consulta popular (64)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (722)Daer (139)Defesa civil (168)Desenvolvimento (2034)Destaque (534)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (781)Educação (1358)Eleições (333)Emprego (409)Empresas (717)Energia (323)Esporte (244)Estiagem (131)Estudo (861)Eventos (1235)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2798)Habitação (156)Icms (290)Indústria (442)Investimento (1059)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (698)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}