O prazo para que entidades interessadas em contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) por meio de leis de incentivo fiscal termina em 31 de agosto. Podem ser inscritos projetos já aprovados para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos. Todo o processo de cadastramento deve ser realizado através do Portal de Incentivos
Link para cadastramento de projetos
A inciativa do banco constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Em 2022, o BRDE destinou R$ 6,4 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuídos entre os três estados. Nos últimos sete anos, o montante aplicado pelo banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 28 milhões.
Idosas do Morro Santana
Um dos projetos já contemplados com o apoio do BRDE é o trabalho do Grupo Arte e Movimento, que atende pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Com dez anos de atividades, o grupo acolhe idosas do bairro Morro Santana, em Porto Alegre, com oficinas e aulas de informática, artesanato, dança e muita ginástica. “O projeto contempla o ser humano por completo, desenvolvendo atividades para o corpo, a alma e a mente. Também abordamos o papel da tecnologia no envelhecer e a importância de se ter uma narrativa como propósito de vida”, ressalta o coordenador da área da Juventudes na ACM Morro Santana, Wagner do Couto.
As aulas de ginástica para pessoas idosas trazem benefícios, como por exemplo: auxilia na melhora do funcionamento do coração, fortalece os músculos, melhora o funcionamento das articulações, reduz os riscos de quedas, diminui a gordura corporal e controla a diabete. Além desses fatores, a prática esportiva está associada à longevidade e ao menor risco de morbilidade. “Esse atendimento é considerado fundamental não pelo conteúdo de suas oficinas, mas pelo seu papel social, resgatando o valor das idosas”, relata a assistente social, Fabiane Nunes Machado.
Mecanismos de apoio
Neste ano, o BRDE volta a receber projetos de instituições de saúde que atuam na atenção a pessoas com deficiência e a pacientes com câncer. Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região, o banco tem como política apoiar projetos por meio dos seguintes mecanismos de renúncia fiscal:
- Lei Federal de Incentivo à Cultura;
- Lei do Audiovisual;
- Lei de Incentivo ao Esporte;
- Fundo da Infância e da Adolescência;
- Estatuto do Idoso;
- Fundo Nacional do Idoso;
- Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica;
- Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência.
Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom