• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Royalties: Congresso aprova requerimento de urgência para apreciação de vetos

16/05/2023
in Sem categoria
0
Requerimento obteve 408 votos a favor

Aprovado o requerimento de urgência para apreciação dos vetos da presidente da República, Dilma Rousseff, ao projeto de lei que distribuí os royalties do petróleo entre todo o Brasil. A sessão conjunta do Congresso Nacional, no Plenário da Câmara, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12 de dezembro. Dos 389 deputados presentes, 348 votaram favoráveis, 48 foram contrários e um se absteve. Dos 81 senadores, 67 estavam presentes. E destes, 60 foram favoráveis ao requerimento e apenas sete contrários.

Mesmo com tentativa dos representantes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de impedirem a votação, o requerimento obteve 408 votos a favor, para que a avaliação seja ainda este ano.

O requerimento que propõe urgência para a análise dos vetos da presidência feitos ao texto aprovado pelo Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal foi apresentado pelos parlamentares favoráveis a novo critério de partilha dos recursos. Assim, o veto de Dilma deve ser analisado em sessão do Congresso na próxima semana.

Conduzida pela vice-presidente da Câmara, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), a sessão, que chegou a ser suspensa por dez minutos, foi marcada pelo confronto entre as bancadas dos Estados não confrontantes e as bancadas de Estados confrontantes de petróleo.

Deputados e senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, apresentaram várias questões de ordem apontando desrespeito ao Regimento Interno do Congresso e à Constituição Federal. O objetivo foi o de deixar consignado que a Mesa do Congresso não respondeu a todas as questões.

Ação da CNM/AGM e dos prefeitos
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em parceria com a Associação Gaúcha de Municípios (AGM), lançou no dia 30 de novembro, logo após o anúncio, uma campanha nacional para apreciação e derrubada dos vetos ao texto feitos pela presidente Dilma. A campanha recebeu o apoio de 24 governadores. Além dos prefeitos e vereadores da maioria dos Estados brasileiros.

Conforme acerto inicial do presidente do Senado, José Sarney, com o grupo de governadores e representantes dos gestores municipais, a apreciação deve ocorre na próxima semana, durante sessão no dia 19 de dezembro.

Critérios de distribuição
O texo em questão, é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011 que muda os critérios para distribuição dos royalties do petróleo, que passarão a obedecer às regras dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE) e (FPM).

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a justificativa da presidência para o veto ao artigo 3.º, fundamentada no argumento de quebra de contratos, é um verdadeiro absurdo, uma vez que os instrumentos celebrados entre as empresas e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), não sofreram qualquer tipo de alteração.

Fonte: CNM
Foto: Waldemir Barreto/ Ag. Senado

Tags: Agm em focoCnmEmpresasFpmMunicípiosRecursos
ShareTweetSendSend
Next Post

Prefeitos fazem ato pela derrubada do veto à divisão dos royalties

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (5)Abastecimento (257)Acessibilidade (99)Agm em foco (4611)Agricultura (979)Agronegócio (150)Alimentação (400)Animais (309)Arrecadação (951)Assistência social (276)Benefício (491)Bombeiros (130)Casa civil (171)Cidadania (270)Clima (421)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (55)Cnm (1779)Comércio (335)Consulta popular (64)Consumidor (258)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (721)Daer (139)Defesa civil (168)Desenvolvimento (2031)Destaque (528)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (779)Educação (1357)Eleições (333)Emprego (409)Empresas (717)Energia (323)Esporte (243)Estiagem (131)Estudo (861)Eventos (1235)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2793)Habitação (156)Icms (290)Indústria (442)Investimento (1055)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (692)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}