
Para conhecer a experiência da Rede Escola de Governo, o representante ministerial francês, Eric Roty, esteve na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), nesta quinta-feira, dia 22. Roty foi recebido pelo diretor-presidente da Fundação, Jorge Branco. A secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, acompanhou a visita.
O encontro faz parte de um processo de troca de experiências entre os dois governos, com o objetivo de estabelecer futuras parcerias entre a administração estadual e a França. Jorge Branco destacou que a Rede Escola de Governo tem como objetivo promover a formação continuada para os servidores públicos e agentes sociais. “Constituímos nossos esforços para criar um instrumento de articulação entre o Governo do Estado, as universidades, os organismos internacionais, a sociedade civil e as diferentes esferas de governo”, disse. O trabalho foi pensado para organizar redes coletivas e transversais de cooperação a fim de multiplicar práticas inovadoras e inclusivas na gestão pública”, completou.
Para a secretária Stela Farias, a Rede Escola de Governo é uma forma de qualificar o serviço público. “Por um lado o governo tem a oportunidade de colocar para as universidades desafios concretos, trazendo conteúdos da realidade para a unidade acadêmica. Por outro, o Estado pode se apropriar do conhecimento produzido na universidade para enriquecer a gestão pública”, salientou.
Outra iniciativa que despertou a atenção do país europeu é o Comitê de Diálogo Permanente (Codipe). Na quarta-feira, dia 21, Roty visitou a Secretaria de Administração onde conheceu a estruturação e funcionamento do comitê, um instrumento de interlocução do Governo com os servidores públicos para formulação de políticas de valorização.
Rede Escola de Governo
Construída pelo Governo do Estado, por meio da FDRH, a rede iniciou os cursos em novembro de 2001, em parceria com instituições de ensino superior de interesse público, sem fins lucrativos. Este ano, foram capacitados 7.979 servidores estaduais em quatro cursos de especializações, 74 extensões, nove oficinas, 23 seminários, cinco cursos de EAD e uma aula magna.
Fonte: Governo do RS
Foto: Rodrigo Machado