• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Pacto Federativo avança no Senado; distribuição dos royalties será pauta do segundo semestre

16/05/2023
in Sem categoria
0


A Comissão de Especialistas que discute o Pacto Federativo deve priorizar no segundo semestre do ano os projetos referentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a redistribuição dos royalties de petróleo. Essa afirmação está contida em notícia vinculada na Agência Senado. De acordo com a nota, o novo modelo de distribuição do FPE deve ser apresentado em proposição e essa decisão influencia diretamente o Projeto de Lei (PL) dos royalties– 2.565/2011.

Dois novos modelos de distribuição do FPE estão em discussão: o que busca equalizar as receitas estaduais e o que se baseia em indicadores de desenvolvimento. Qualquer que seja adotado, a Comissão deve apresentar um mecanismo de transição, a fim de evitar a mudança brusca. Esta questão tem urgência de tramitação, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a forma atual de distribuição do Fundo tem validade somente até 31 de dezembro deste ano.

A vinculação com o PL dos royalties é simples. O projeto determina a redistribuição por meio dos critérios do FPE e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por isso a importância em aprovar primeiro novos critérios para o Fundo dos Estados. Porém, antes de voltar ao Senado, o PL 2.565/2011, que aguarda inclusão na Ordem do Dia desde novembro de 2011, deve ser votado pelos deputados.

As dívidas dos Estados com a União e a Guerra Fiscal – especialmente com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – foram os primeiros temas debatidos pela Comissão de Especialistas no primeiro semestre de 2012.

Em abril, por meio do trabalho da Comissão, a chamada guerra dos portos teve fim com a unificação em 4% das alíquotas do ICMS sobre produtos importados. A medida passa a valer a partir de janeiro de 2013. Além disso, novos critérios para a distribuição do ICMS do comércio eletrônico, antes recolhido integralmente pelo Estado sede da empresa vendedora, também foram aprovados.

No caso das dívidas, chegou-se ao consenso de que um novo índice de reajuste deve ser seguido, possivelmente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, a taxa de juros cairia para 3% ao ano, metade da atual. O total das receitas estaduais comprometidas com a dívida também diminuiria de 13% para 11%.

Objetivos
A Comissão, presidida pelo ex-ministro do STF, Nelson Jobim, foi criada em março após requerimento do senador Pedro Taques (PDT-MT). O objetivo é discutir a relação entre cada um dos entes federados – União, Estados e Municípios -, o chamado Pacto Federativo. Os integrantes têm até o dia 22 de setembro para entregar quatro propostas, uma para cada tema debatido. Elas serão avaliadas e votadas pelos congressistas.

Fonte: Da Agência CNM, com informações da Agência Senado
Foto: Ag. CNM

Tags: Agm em focoArrecadaçãoCnmComércioConsumidorDesenvolvimentoFpmIcmsMunicípiosServiçosTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante oferece 60 mil vagas no primeiro ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (13)#Destaques (5)Abastecimento (260)Acessibilidade (104)Agm em foco (4612)Agricultura (1002)Agronegócio (153)Alimentação (408)Animais (322)Arrecadação (962)Assistência social (277)Benefício (498)Bombeiros (131)Casa civil (174)Cidadania (273)Clima (448)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (59)Cnm (1781)Comércio (341)Consulta popular (67)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (738)Daer (142)Defesa civil (178)Desenvolvimento (2076)Destaque (610)Detran (124)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (798)Educação (1371)Eleições (333)Emprego (426)Empresas (729)Energia (331)Esporte (247)Estiagem (132)Estudo (870)Eventos (1276)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2869)Habitação (161)Icms (291)Indústria (448)Investimento (1097)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (782)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}