
A presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã da terça-feira, dia 20 R$ 1,6 bilhão para investimentos em ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 44 cidades históricas de 20 estados, em São João Del Rei, (MG). No Rio Grande do Sul, a inclusão dos municípios de Porto Alegre, São Miguel das Missões, Pelotas e Jaguarão é motivo de celebração e teve participação direta do trabalho da Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Ao todo, serão investidos R$ 151,21 milhões em 29 ações em território gaúcho.
“O governo do Estado entende que este é um momento ímpar para o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul e irá assegurar recursos e o trabalho necessários para a execução dos projetos”, comemora o Secretário da Cultura Assis Brasil.
Importantes equipamentos culturais serão beneficiados
Só na cidade de Porto Alegre, por exemplo, foram incluídas a restauração do Museu Júlio de Castilhos, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, do Memorial do Rio Grande do Sul, além da etapa final da restauração do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.
A atuação do Governo do Estado no sentido da inclusão destas ações no PAC teve seu ápice quando, em janeiro deste ano durante audiência com a ministra Marta Suplicy, Assis Brasil e seu adjunto Jéferson Assumção levaram esta preocupação à Brasília. Na reunião, realizada no gabinete da ministra, foi entregue ofício do governador Tarso Genro garantindo todas as condições de realização do programa, considerado fundamental para o “processo de desenvolvimento sustentável da região e afirmação da identidade cultural do Estado”.
“Conhecer, respeitar e preservar”
Coordenado pelo Ministério da Cultura – MinC, o PAC Cidades Históricas faz parte das prioridades articuladas pela Presidência da República, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Segundo a presidente Dilma Roussef, 119 projetos do PAC nas 44 cidades históricas brasileiras já estão prontos e licitados, esperando apenas a liberação dos recursos. Ao todo, 425 prédio serão revitalizados. “Conhecer, respeitar e preservar as cidades históricas são requisitos para construirmos nosso futuro como nação democrática, civilizada e capaz de se erguer sobre os próprios pés. Investindo no patrimônio Cultural estamos investindo em nós mesmos”, disse a presidente.
Conheça o resumo de investimentos por cidade: http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=3748
Conheça os equipamentos culturais contemplados no país: http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=3738
Fonte: Secretaria Estadual da Cultura
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini