A Associação Gaúcha de Municípios (AGM) reconduziu o ex-prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi, para mais um mandato à frente da entidade, com vigência de 1º de agosto de 2025 a 31 de julho de 2027. A eleição ocorreu por aclamação durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em 29 de julho de 2025, na nova sede da entidade, em Porto Alegre.
A nova gestão conta com uma diretoria ampliada e representativa, reunindo lideranças de diversas regiões do Estado. Compõem a executiva: Luiz Felipe Brenner Machado (Santa Margarida do Sul) como 1º vice-presidente; Lucas Gonçalves Menezes (São Gabriel), 2º vice-presidente; Tiago Manoel Ferreira Michelon (Vespasiano Corrêa), 3º vice-presidente; José Carlos Breda (Cotiporã), 4º vice-presidente; Amarildo da Silva (Fazenda Vilanova), 1º secretário; Jones Jehn da Cunha (Horizontina), 2º secretário; Delavir Scorsatto (Itapuca), 1º tesoureiro; e Luiz Carlos Gauto (Tramandaí), 2º tesoureiro.
O Conselho Fiscal da entidade também foi definido, com Jonas Calvi (Encantado), Juliano Moretto (Putinga) e Alvaro José Giacobbo (Doutor Ricardo) como titulares, além de Jovani Bozeti (São José do Herval), Valduze Back Vollmer (Tio Hugo) e Luiz Armando Taffarel (Fontoura Xavier) como suplentes.
A assembleia também aprovou alterações estatutárias, incluindo a oficialização da Escola da AGM, que será voltada à capacitação técnica de gestores municipais, e a atualização do endereço da entidade, que passa a funcionar no 13º andar do Edifício Glycerio Alves, em Porto Alegre.
O presidente Olmir Rossi destacou os avanços obtidos na gestão 2023–2025, como a expansão da base de associados, a criação de eventos de formação para gestores e parcerias estratégicas, entre elas o acordo com a PUCRS para assessoramento técnico a municípios. “Seguimos comprometidos com a inovação, a qualificação das administrações públicas e a defesa do municipalismo gaúcho”, afirmou Rossi.
