Guaporé e Tupanciretã passam a contar, a partir desta segunda-feira (31), com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no RS. A nova ferramenta estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, reduzindo a burocracia.
Guaporé já conta com uma Unidade Desconcentrada da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e com a implantação RedeSim, por meio da parceria entre Sebrae/RS, JucisRS e prefeituras, os dois municípios – Guaporé e Tupanciretã – se integram à proposta de diminuir o tempo de formalização de empresas no estado.
Desde o início deste ano, com a participação de todos os envolvidos no processo que abrange a RedeSim – Sebrae/RS, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Junta Comercial e Meio Ambiente, se iniciou o processo de adesão em ambas as cidades. Segundo o presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, a integração de Guaporé e Tupanciretã vem ao encontro de uma das metas da autarquia que prevê até o final deste ano, somar mais 21 cidades à RedeSim.
Redução do tempo para registro e legalização de empresas, entrada única de dados cadastrais e informações compartilhadas são algumas das vantagens apontadas por Kopschina que a nova ferramenta proporciona aos empresários. “Com RedeSim em nosso município, vamos aperfeiçoar e facilitar o trabalho de nossos empreendedores, além do investimento em economia e uma maior agilidade na administração pública”, enfatizou o prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris.
O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, destaca que com a implantação da Rede, o empreendedor pode registrar sua empresa sem sair de casa, por meio da internet. “Estamos investindo para tornar mais eficiente o processo para todos nossos usuários e clientes, que já podem acessar o sistema 24h por dia”, afirma Signor, ressaltando que o Rio Grande do Sul ultrapassou a porcentagem nacional de integração ao programa RedeSim, ficando em 9º lugar entre os estados brasileiros no ranking de utilização do novo sistema.
Texto: Denise Rodrigues/ Ascom JucisRS
Edição: Léa Aragón/ Secom
Foto: Reprodução