• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Especialistas da CNM reúnem orientações para incrementar a receita municipal

26/11/2024
in Notícias em geral
0

Um dos maiores desafios dos prefeitos que assumem a gestão em 2025 é equilibrar o orçamento público. Diante do aumento constante de despesas obrigatórias, a equipe de Finanças da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu orientações e opções para incrementar a receita municipal. As dicas são apresentadas nos Seminários Novos Gestores 2025-2028, que nesta segunda-feira, 25 de novembro, recepciona eleitos da Região Sul e do Mato Grosso do Sul.

Entre as alternativas, os especialistas da entidade destacaram oportunidades com o Imposto Territorial Rural (ITR). “Com o trabalho forte da CNM ao longo dos anos, hoje os Municípios podem receber 100% da receita do ITR, por meio de convênio com a Receita Federal. Você pode dobrar a sua receita”, explicou a analista técnica Flávia Salvador.

Outro ponto importante apontado foi a possibilidade de atualização do IPTU. Com a Reforma Tributária, agora é possível atualizar a planta genérica de valores por meio de decreto. Para isso, o gestor deve verificar se atende a todos os requisitos.

Ainda no rol de tributos de competência municipal, a equipe analisou o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e o analista técnico Alex Carneiro compartilhou uma dica sobre a base de cálculo utilizada para que a arrecadação seja mais eficiente. “Geralmente é usada, para a base de cálculo, a planta genérica de valores, mas existem opções para adotar o valor de mercado dos imóveis”, apontou. Para isso, ele sugeriu a avaliação in loco dos imóves, convênio com cartórios e o uso de novas tecnologias.

Uma outra maneira de melhorar as receitas locais é por meio da cobrança de dívidas, que são de direito dos Municípios. “Precisamos saber cobrar bem, há alternativas. São recursos líquidos e certos”, alertou o consultor de Finanças da CNM, Eudes Sippel. Ele repassou 11 dicas de como fazer a cobrança. Por exemplo, com a inscrição em lista de devedores, execução fiscal e conciliação.

Na apresentação, a equipe também abordou o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Imposto de Renda e o Imposto sobre Serviços (ISS).

Análise
O coordenador técnico e gerente da área de Estudos Técnicos da CNM, Vinicius de Almeida, apresentou uma análise da situação das receitas municipais. Ele alertou um cenário preocupante de “receitas insuficientes para fazer frente ao aumento das despesas, a maioria delas obrigatórias, o que deixa pouca margem de manobra”.

Tags: AgriculturaArrecadaçãoCnmDestaqueEstudoFpmMunicípiosOportunidadeRecursosServiçosTecnologiaTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

CNM e FNP se posicionam contra MP que aplica tributo exclusivo da União sobre lucro de multinacionais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (5)Abastecimento (257)Acessibilidade (99)Agm em foco (4611)Agricultura (980)Agronegócio (150)Alimentação (400)Animais (310)Arrecadação (951)Assistência social (276)Benefício (491)Bombeiros (130)Casa civil (172)Cidadania (270)Clima (422)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (55)Cnm (1779)Comércio (335)Consulta popular (64)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (722)Daer (139)Defesa civil (168)Desenvolvimento (2034)Destaque (534)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (781)Educação (1358)Eleições (333)Emprego (409)Empresas (717)Energia (323)Esporte (244)Estiagem (131)Estudo (861)Eventos (1235)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2798)Habitação (156)Icms (290)Indústria (442)Investimento (1059)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (698)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}