
Destinar os pneus que são descartados no município de forma ambientalmente adequada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, em Osório, e a Associação Nacional de Indústria e Pneumáticos – Anip, em convênio desde 2006, desempenham a coleta e o encaminhamento dos materiais com o objetivo de que seja dado um destino final correto.
Neste convênio, firmado por meio da Lei n° 3.846 de 23 de maio de 2006, as empresas e borracharias devem estar autorizadas, através de um cadastro na secretaria, para que possam conduzir o material até o Ecoponto, localizado no Aterro Sanitário, na localidade de Capão da Areia. Ressalta-se ainda que os pneus sejam limpos e as borrachas ensacadas pelos comerciantes, a fim de facilitar o transporte e a reciclagem.
O município fica responsável pelo recebimento do material, armazenamento e a fiscalização, separado-os entre pneus automotivos, de caminhões, borracha e sobra de câmaras. Também é de competência da Vigilância Sanitária realizar a pulverização com inseticida, visando a prevenção da proliferação de insetos.
Já a Anip recolhe e efetua o transporte periodicamente, feito pela empresa Transporte e Logística Castilhos Ltda, de Nova Santa Rita, que tritura e após destina o material para empresas de cimento da região. Desde que iniciou o processo, em 2007, mais de 453 toneladas de pneus foram recolhidos em Osório. Mais informações pelo telefone (51) 3663 1947 na Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Prefeitura de Osório
Foto: Anelise Durlo