• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Agência de Desenvolvimento lança o Observatório de Arranjos Produtivos Locais

16/05/2023
in Sem categoria
0

GD_20140918125653apls180914_5A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) lançou, na manhã desta quinta-feira (18), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudo Socioeconômico (Dieese), o Observatório dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Rio Grande do Sul. A iniciativa é pioneira no Brasil, pois pela primeira vez, um governo estadual disponibiliza uma base de dados para consulta na internet sobre os APLs.

No total foram utilizadas 25 fontes de informação, 8 temáticas, 195 indicadores e 3.900 planilhas, que fazem um diagnóstico desta atividade industrial gaúcha. “Os APLs são um dos principais programas industriais de nosso Estado, é inovador e serve de referência para o restante do país. A partir de agora tanto nós do Governo, quanto estudiosos e empresários terão dados confiáveis para avaliar a atuação das APLs gaúchas e com isto melhorar o trabalho de todos”, avalia o diretor-presidente da AGDI, Ivan de Pellegrin.

O Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se por empreendimentos em determinado território e indivíduos que trabalham em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilham formas de cooperação e algum mecanismo de governança. Pode incluir pequenas, médias e grandes empresas. A opção estratégica pela atuação em APL decorre, fundamentalmente, do reconhecimento de que políticas de fomento a pequenas e médias empresas são mais efetivas quando direcionadas a grupos de empresas e não a empresas individualizadas.

Portal
No portal estão disponíveis tabelas e mapas interativos, além de informações dos arranjos produtivos organizados em temáticas. Ao acessar o observatório, o usuário também irá saber sobre a estrutura e evolução produtiva; a governança e informações a respeito das características dos territórios onde os APLs estão localizados. Poderão ser conferidos aspectos populacionais, famílias e domicílios, educação e conhecimento, mercado de trabalho, infraestrutura, investimentos e indicadores econômicos.

“Esses dados mostram a importância das APLs para as economias locais e para o Estado. A análise precisa poderá nos mostrar os caminhos a serem tomados e como os arranjos poderão auxiliar ainda mais no desenvolvimento dos gaúchos e no aumento da renda das comunidades”, explica Ângela Schwengber, coordenadora de estudos do Dieese, que apresentou o trabalho acompanhada da diretora executiva nacional do Dieese, Mara Luzia Feltes.

Informações
A disponibilidade deste conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte das estratégias que compõem o Projeto de Elaboração de Instrumentos de Monitoramento e Análise para a Gestão da Política de Arranjos Produtivos Locais do Rio Grande do Sul. “Estamos contribuindo para o debate público sobre essas temáticas que contribuem para o desenvolvimento regional. Estamos mostrando o nosso compromisso com a transparência, e nossa vontade de ouvir opiniões e melhorar sempre”, diz o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijinik.

As informações servirão de subsídio para o planejamento de ações que fortalecem a cooperação e a indução do desenvolvimento, ressaltou ainda o secretário. “Do pouco que pude ver esses dados mostram algumas surpresas que no dia a dia, as vezes, não nos damos conta. Agradecemos a iniciativa que será muito importante para sabermos onde estamos acertando e onde precisamos melhorar”, comemora Jesus Edemir Rodrigues, do APL Agroindústria Familiar do Vale do Rio Pardo.

Texto: Euclides Bitelo
Edição: Redação Secom

Tags: Agm em focoDesenvolvimentoEconomiaEducaçãoEmpresasEstudoGovernoInvestimentoMercado de trabalhoPlanejamentoPolíticaTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Estado e União unificam sistemas de denúncias sobre direitos humanos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (4)Abastecimento (255)Acessibilidade (87)Agm em foco (4608)Agricultura (960)Agronegócio (146)Alimentação (393)Animais (301)Arrecadação (933)Assistência social (269)Benefício (478)Bombeiros (125)Casa civil (170)Cidadania (263)Clima (406)Cnh (53)Cnm (1778)Comércio (328)Consulta popular (64)Consumidor (255)Coronavírus (672)Corsan (92)Cultura (703)Daer (133)Defesa civil (164)Desenvolvimento (1967)Destaque (420)Detran (123)Direitos humanos (166)Doação (117)Economia (754)Educação (1325)Eleições (333)Emprego (401)Empresas (698)Energia (315)Esporte (240)Estiagem (128)Estudo (841)Eventos (1184)Exportação (63)Fpm (261)Governo (2690)Habitação (153)Icms (277)Indústria (434)Investimento (982)Ipe (62)Ipva (115)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (578)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}