• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Público da Expointer 2014 é de meio milhão de visitantes

16/05/2023
in Sem categoria
0

GD_20140908200704feira2014A 37ª Expointer registrou um público de 502.074 pessoas, conforme a atualização dos números da feira, a maior da América Latina, anunciada nesta segunda-feira (8) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze. O sucesso de visitantes desta edição, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, que supera os últimos três anos, também foi motivado pelo novo acesso, através da BR-448, que garantiu mais fluidez ao trânsito, consolidando a Rodovia do Parque como o principal caminho para a feira.
O secretário ressaltou os bons resultados em todos os setores, que totalizaram R$ 2,729 bilhões em negócios, sendo R$ 2,713 bilhões em máquinas, R$ 12,431 milhões em animais, R$ 1,4 milhão em artesanato, e 2,028 milhões nas vendas da agroindústria familiar. Fioreze lembrou que a Expointer priorizou o diálogo direto com o homem do campo, apresentando políticas públicas e inovações para as cadeias produtivas.
“Superamos nossas expectativas e confirmamos o bom momento vivido pelo campo, tanto que, somadas as vendas nas duas maiores feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul, a Expointer e a Expodireto, os resultados foram superiores ao ano de 2013”, afirmou Fioreze.
Em 2011, as duas feiras alcançaram R$ 1,9 bilhão. No ano seguinte, somaram R$ 3,1 bilhões e, em 2013, saltaram para 5,8 bilhões. Neste ano, os números atingiram R$ 6 bilhões. “Portanto, não há crise no agronegócio gaúcho, ao contrário, o campo contínua otimista e investindo pesadamente em tecnologia através das políticas públicas federais e estaduais”, acrescentou Fioreze.
Melhorias no parque
Além do novo acesso pela BR-448, foram apresentadas durante a Expointer melhorias no Parque de Exposições Assis Brasil, tais como: as obras de contenção de cheias; lavatório de bovinos de corte; e camping com mais cem boxes.
Facilidades ao produtor rural
Para o produtor rural, foram disponibilizadas novidades eletrônicas que vão acelerar o cadastro e a fiscalização agropecuária, são elas: a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA), a Permissão Eletrônica de Trânsito de Vegetais (e-PTV) e o Sistema de Gestão dos Agrotóxicos (Siga).
A e-GTA permite que o próprio criador faça, via internet, o documento necessário para o transporte de rebanho. A e-PTV, voltada para o trânsito de itens com restrições fitossanitárias, facilita a rastreabilidade, além de proporcionar mais credibilidade ao produtor, que tem a origem e o destino dos produtos registrados. Já o Siga reúne informações sobre fabricantes, vendedores e compradores de agrotóxicos. É a partir desses dados que será emitido o receituário para a compra dos compostos.
“Nesse cenário, com projeção de mais avanços para o campo, finalizamos mais uma edição da Expointer, a maior feira do agronegócio da América Latina. É importante ressaltar que esses números não vêm do acaso. São reflexos de vários fatores, como crédito, o conhecido empreendedorismo dos produtores gaúchos, de nossas indústrias e o setor de serviços. Essa foi a Expointer da maior safra da história do RS, e as grandes colheitas têm capacidade de dinamizar o campo e gerar renda a produtores, municípios e a toda nossa economia, consagrando a expressão de que toda vez que o campo vai bem, a economia também vai bem”, detalhou Fioreze.
Irrigação
A irrigação foi outro tema que mereceu destaque na feira, encerrando com 560 propostas, o que equivale a mais 31.710 hectares irrigados e um investimento de R$ 208 milhões. Com os resultados, o Rio Grande do Sul já soma 308.210 hectares irrigados em culturas de sequeiro, como soja, milho, hortícolas e pastagens. Antes do Mais Água, Mais Renda, que foi instituído pela Lei 14.244/2013 e serve de modelo ao restante do país, existiam 105 mil hectares irrigados em todo Estado. Com o programa, o agricultor pode contar com instrumento de subvenção de irrigação, em que o Governo do Estado reembolsa parte do investimento privado aos produtores, com índices de 12% a 30%. “Nosso plano decenal projeta 1 milhão de hectares irrigados. Já superamos nossa meta anual e, nesse ritmo, vamos chegar lá antes do previsto”, comemorou Fioreze.
Texto: Ricardo Lopes
Edição: Redação Secom

Tags: Agm em focoAgriculturaAgronegócioAnimaisCulturaEconomiaGovernoIndústriaInvestimentoMunicípiosNegóciosObrasPolíticaServiçosTecnologiaTrânsito
ShareTweetSendSend
Next Post

Estado garante mais de R$ 5 milhões para a Santa Casa de Jaguarão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (13)#Destaques (5)Abastecimento (260)Acessibilidade (106)Agm em foco (4612)Agricultura (1006)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (965)Assistência social (277)Benefício (498)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (273)Clima (452)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1781)Comércio (343)Consulta popular (67)Consumidor (260)Coronavírus (676)Corsan (92)Cultura (740)Daer (144)Defesa civil (179)Desenvolvimento (2086)Destaque (630)Detran (124)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (802)Educação (1376)Eleições (333)Emprego (427)Empresas (734)Energia (334)Esporte (248)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1287)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2887)Habitação (161)Icms (291)Indústria (451)Investimento (1109)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (803)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

imunify-bot-check
Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}