• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

SJSPS, Susepe e Fase realizam campanha sobre a (in)visibilidade da mulher nos sistemas penal e socioeducativo

16/05/2023
in Sem categoria
0

Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realizam uma série de vídeos sobre os desafios de ser mulher nos sistemas penal e socioeducativo.

Durante os próximos dias, a SJSPS irá abordar narrativas de mulheres em posição de chefia, além de ações e políticas públicas que atendem necessidades específicas das mulheres. A Susepe mostrará o dia a dia das mulheres que vivem encarceradas e das que convivem com o cárcere no trabalho, abordando a perspectiva de servidoras e de apenadas. Os vídeos irão tratar de temas como a atuação de agentes operacionais num ambiente historicamente masculino, sobre ser mulher presa e receber menos visitas do que homens presos, sobre menstruar no cárcere, sobre preconceito. No conteúdo da Fase, o destaque será o protagonismo da única unidade feminina da fundação no RS e a posição de mulheres que ocupam funções de gestão na instituição.

07151310_2024956_GD

“Na SJSPS, temos 10 departamentos, sendo oito liderados por mulheres. Isso demonstra a importância que a secretaria dá para o protagonismo feminino, trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse a chefe de gabinete da SJSPS, Katyuse Fernandes Pereira.

Num universo de 43 mil pessoas que vivem em privação de liberdade no RS, em torno de 2.300 são mulheres. As particularidades do público feminino no cárcere demandam especial atenção, tanto no aspecto assistencial quanto no de custódia, já que, por exemplo, por vezes mulheres seguem encarceradas durante a gestação e o período de amamentação. Quando se compara o fluxo de visitantes entre presídios localizados na mesma cidade, o que implica semelhantes condições de acesso, os dados indicam que, nos presídios masculinos, a assistência externa prestada por amigos e familiares é maior do que nas unidades femininas.

Do ponto de vista funcional, há um total de 5.788 servidores da Susepe, sendo 2.064 mulheres (36%) e 3.724 homens (64%). Nos três cargos da instituição, a porcentagem de mulheres é menor na função de agente penitenciário: 28%. No cargo de técnicos superiores penitenciários, as mulheres correspondem à maioria: 87%. E no cargo de agentes penitenciários administrativos, o público feminino é de 40%. “Nós, mulheres, temos que ocupar nosso espaço de igualdade perante a sociedade, perante o sexo masculino, perante os altos cargos de gestão e em todas as áreas. Devemos refletir sobre isso, avançar e nos empoderar cada vez mais”, afirmou a superintendente adjunta da Susepe, Michele Cunda.

Sistema socioeducativo

Na Fase, quase metade das servidoras são mulheres, em torno de 900. Desde 2021, a instituição é comandada por Sônia D’Avila, 10ª mulher a ocupar o cargo máximo da Fundação. Além da presidência, muitos outros cargos de gestão, como coordenações e chefias, são de responsabilidade de mulheres. Entre elas, está a agente socioeducadora e servidora da Fase há 17 anos, Rochele Luiz, que hoje é a chefe do Núcleo de Segurança da Fundação no Estado.

Atualmente, seis das 13 unidades de internação da Fase, além do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) estão sob a direção de mulheres. E também quatro, das cinco unidades de semiliberdade orgânica da Fase.

A (in)visibilidade da mulher

A série se inicia na terça-feira (8/3) com a narrativa de mulheres em posição de chefia na SJSPS, na Susepe e na Fase. Além disso, a Fase irá abordar o protagonismo da única unidade feminina da Fundação no RS.

Acompanhe as matérias e os vídeos nos sites e nas redes sociais.

Texto: Gisele Reginato/Ascom Susepe
Edição: Secom

Tags: Agm em focoBenefícioDesenvolvimentoMulherMunicípiosPolíticaSegurançaServiçosTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Estado refinancia R$ 16 bi em 30 anos com União e já se beneficia da adesão ao RRF

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (983)Agronegócio (150)Alimentação (404)Animais (316)Arrecadação (956)Assistência social (276)Benefício (493)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (427)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1779)Comércio (336)Consulta popular (65)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (726)Daer (139)Defesa civil (173)Desenvolvimento (2045)Destaque (555)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (784)Educação (1364)Eleições (333)Emprego (413)Empresas (719)Energia (325)Esporte (244)Estiagem (132)Estudo (863)Eventos (1243)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2817)Habitação (157)Icms (290)Indústria (444)Investimento (1068)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (722)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}