Os festejos farroupilhas foram oficialmente abertos no final da tarde do sábado, dia 7, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Com o brado de “Viva o Rio Grande do Sul”, os 150 cavalarianos, que trouxeram as centelhas da 1ª Região Tradicionalista (1ª RT) e da pira da Pátria, festejaram a fusão das lamparinas, acendendo a Chama Crioula, símbolo da cultura e do amor do povo rio-grandense pela sua história e tradição. (fotos).
Cerca de 45 cavalarianos deixaram o Acampamento no meio da tarde e rumaram à zona Sul, até a 1ª RT, onde juntaram-se aos demais e trouxeram a centelha até o Parque Farroupilha (Redenção). Ali, recolheram o fogo simbólico e trouxeram ambas as lamparinas ao Parque da Harmonia, recepcionados por milhares de visitantes. A Chama Crioula ficará exposta na região central do Acampamento até o final do evento. Antes de chegarem ao parque, passaram pela Escola Estadual Júlio de Castilhos, onde, em 1947, foi criado o primeiro centro de tradições gaúchas. A fusão das tochas foi feita pelo patrono do Acampamento, Nésio Alves Corrêa, e pelo homenageado, Paulinho Pires.
Ao declarar oficialmente aberto o Acampamento Farroupilha, o prefeito José Fortunati destacou que as demonstrações culturais e cívicas dos cidadãos no 7 de Setembro estarão presentes ao longo da programação do evento, exaltando a cultura gaúcha. “O Acampamento representa a força, a garra e a tradição nobre do gaúcho. Em cada piquete, mostraremos aos turistas e visitantes a nossa acolhida e o amor do povo pelo Rio Grande e pelo Brasil”, exaltou Fortunati.
O presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, destacou a bravura dos homens que trouxeram a centelha do município de Santo Amaro até Porto Alegre, sob muitas intempéries. “A bravura desses homens é uma forma de homenagear o visitante, de dizer que todos são muito bem-vindos”, afirmou. Já o presidente do Movimento Brasileiro de Tradições Gaúchas (MBTG), Manoelito Savaris, parabenizou a prefeitura por valorizar a cultura de todo o Rio Grande do Sul, assim como todos os patrocinadores. Savaris fez uma referência especial à 1ª RT, como sendo “o espelho do Acampamento, pela sua atividade e qualidade de gestão”.
A abertura oficial também teve as presenças do vice-prefeito Sebastião Melo, dos secretários municipais de Turismo, Luiz Fernando Moraes, da Cultura, Roque Jacoby, de Administração, Elói Guimarães, do presidente da Câmara Municipal, Thiago Duarte, e do presidente do MTG, Erival Bertolini.
Fonte: Prefeitura de POA