• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Seduc realiza Seminário Nacional das Escolas Criativas na terça (22) e quarta (23)

21/11/2022
in Sem categoria
0

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realiza, dias 22 e 23 de novembro, o Seminário Nacional das Escolas Criativas, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre (IFRS/POA). Sempre das 9h às 17h, o evento contará com painelistas nacionais e internacionais e abordará as potencialidades da aprendizagem criativa na educação, além de boas práticas realizadas na rede, por meio do programa Escolas Criativas. Juntamente, ocorre o Festival de Invenção e Criatividade (FIC). Serão exibidos mais de 30 projetos da rede estadual de ensino no festival organizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

Estarão presentes mais de 300 educadores e autoridades como a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; o idealizador da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, professor e pesquisador, Mitchel Resnick; o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor executivo da RBAC, Leo Burb; o secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin; e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

Programação

Na terça-feira (22/11), às 9h, Mitchel Resnick, doutor do grupo Lifelong Kindergarten do Laboratório de Mídia do MIT e responsável pela criação da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, e Leo Burd, diretor do Lemann Creative Learning Program no Laboratório de Mídia do MIT, realizarão uma palestra na abertura do evento.

Após, haverá o primeiro painel do dia, com a secretária Raquel Teixeira; a secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia de Araújo Donnini; e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin. O tema abordado durante o encontro, das 10h30 às 11h30, será a “Inovação e Aprendizagem Criativa”.

No período da tarde, o Jaderson Costa, neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas, tratará da temática “Neurociência e aprendizagem”, das 13h30 às 14h30, no segundo painel do seminário.

No segundo dia de encontro, Letícia Azambuja, pesquisadora com foco no repensar do ensino e suas tecnologias, estará presente no painel 3, com o tema “Professores reinventados ou professores que não se cansam de aprender? Potencialidades da Aprendizagem Criativa”, das 9h às 10h.

Entre 9h e 10h, Natália Lamaison Borges, diretora pedagógica adjunta da Seduc; Madga Motta, diretora do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) da Seduc; e Suziane Toffoli, professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí; participam do Painel 4 “Expedição Criativa ao MIT – O que trouxemos nas bagagens?”.

Na manhã de quarta-feira (23), José Filipe de Quadros Nunes, diretor-geral da Ulbra/Campus Guaíba; e Maria Adelina Raupp Sganzerla, coordenadora dos cursos de Computação presenciais e EAD da Ulbra, estarão presentes no painel 6, intitulado “Ensinando de forma criativa e significativa – um caminho para a inclusão”, das 10h às 11h.

André Peres, coordenador do Fab Lab POALAB e articulador do Núcleo da Região Metropolitana de Porto Alegre da RBAC; Fabiana Lorenzi, articuladora nacional da RBAC; Carol Rodeghiero, coordenadora pedagógica da RBAC no Brasil e integrante do grupo Lifelong Kindergarten no MIT; e Verônica Gomes dos Santos, que integra a equipe do Hackeduca; participam do Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do RBAC e farão parte do painel 6, que aborda o papel da RBAC Nacional e a difusão da Aprendizagem Criativa, às 10h.

Sobre o programa Escolas Criativas

O programa tem abrangência nacional e atende mais de 15 redes de ensino do Brasil, com o objetivo de tornar a Educação mais criativa. A proposta é fundamentada na abordagem chamada Aprendizagem Criativa, idealizada por Mitchel Resnick do MIT Media Lab. Baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, que se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros pensadores em Educação.

No Rio Grande do Sul, o programa teve seu início com a participação de 10 escolas em 2021. Atualmente, está no terceiro ciclo, abrangendo 70 Escolas e impactando mais de 25 mil estudantes nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Tags: EducaçãoEventosTecnologia
ShareTweetSendSend
Next Post

Votação da Consulta Popular 2022 segue até esta quarta-feira (30)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (17)#Destaques (5)Abastecimento (263)Acessibilidade (109)Agm em foco (4585)Agricultura (1004)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (967)Assistência social (279)Benefício (497)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (274)Clima (456)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1791)Comércio (345)Consulta popular (67)Consumidor (262)Coronavírus (671)Corsan (91)Cultura (740)Daer (145)Defesa civil (180)Desenvolvimento (2096)Destaque (657)Detran (124)Direitos humanos (171)Doação (120)Economia (803)Educação (1381)Eleições (330)Emprego (427)Empresas (736)Energia (335)Esporte (245)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1285)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (264)Governo (2893)Habitação (159)Icms (292)Indústria (451)Investimento (1117)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (13)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (11)
  • Notícias em geral (832)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}