• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Plantio do trigo se aproxima do final

16/05/2023
in Sem categoria
0

18877A pouca chuva registrada no último fim de semana em zonas produtoras foi suficiente apenas para que os triticultores pudessem semear áreas já preparadas para a finalidade. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o percentual de área plantada com trigo no RS é de 95%, aproximando-se da média para o período, que é de 96%. As áreas a finalizar se encontram nos Campos de Cima da Serra, região cujo período preferencial para o plantio se encerra em 31 de julho.

De maneira geral, as lavouras se ressentem da baixa umidade no solo, o que dificulta um desenvolvimento mais efetivo e vigoroso, apresentando plantas amareladas e com crescimento aquém do desejado. As temperaturas negativas registradas a partir de segunda-feira (17/07), que provocaram geadas por todo o Estado, em nada afetam a cultura. No atual estágio das lavouras (100% em desenvolvimento vegetativo/perfilhamento), os eventuais danos por crestamento de folhas são recuperáveis, desde que a fertilidade e a umidade do solo se encontrem em níveis adequados.

Canola – Plantio concluído no Estado. A falta de chuvas provocou estresse hídrico, com plantas de porte inferior ao normal e aspecto amarelado, principalmente nas primeiras folhas (basais). Os tratos culturais foram suspensos até a retomada da umidade ideal no solo. O estresse pelo excesso de chuvas no plantio e pela escassez de umidade no crescimento deverá refletir em perdas na produtividade e na lucratividade da cultura. Alguns agricultores estão solicitando Proagro das lavouras que apresentam dificuldade de desenvolvimento. A pequena área que já está em floração deverá ter problemas com a geada do início da semana em boa parte das regiões produtoras.

Cevada – A lavoura se encontra em desenvolvimento vegetativo lento, sendo necessárias precipitações para recuperar o potencial produtivo. A indisponibilidade de nutrientes causada pelo estresse hídrico torna as plantas frágeis, oportunizando o aparecimento de doenças, como manchas na cevada.

Aveia branca – Algumas lavouras já se encontram em início de reprodução, com baixa produção de massa seca, folhas amareladas e pouco perfilhamento. As inflorescências apresentam poucas flores. Essa situação poderá afetar as estimativas iniciais de produção, em razão do período de estiagem ocorrido e devido à lixiviação de nutrientes no período das fortes precipitações ocorridas nos dois últimos meses.

HORTIGRANJEIROS E FRUTAS

Na região Norte do Estado (Alto Uruguai), produtores realizam tratos culturais, e as temperaturas e condições climáticas favorecem o desenvolvimento de olerícolas. O frio que predominou sobre o Estado nesta semana deverá prejudicar principalmente as folhosas cultivadas a campo.

Para as frutas, o frio com temperaturas abaixo de zero grau favorece as culturas das videiras, do pêssego, da maçã, da pereira e da ameixa, com a quebra de dormência. No caso da uva, o frio veio abrandar os ânimos dos viticultores da região Serrana. Na segunda quinzena deste mês, começa o período efetivo da realização da poda de inverno e da aplicação de caldas para a redução futura de fitopatias e pragas. O calor e a secura inviabilizavam os tratamentos de inverno, assim com vinham precipitando o início da brotação das videiras. Alguns produtores tiveram que abandonar a aplicação das caldas nos vinhais de cultivares superprecoces, haja vista que as vinhas em poucos dias já demonstravam as gemas na fase de ponta verde. O próprio plantio de mudas, em áreas novas ou de renovação, vinha sendo postergado pela escassa umidade que o solo retinha.

CRIAÇÕES

Bovinocultura de Corte – A pastagem natural está um pouco reduzida em volume e as pastagens implantadas começam a ser mais exigidas, sendo considerado bom o desenvolvimento das mesmas. Os animais estão apresentando redução das condições corporais e perda de peso devido à queda na qualidade das áreas de campo nativo. A época é de realização dos diagnósticos de gestação. Os produtores estão vacinando as terneiras de três a oito meses contra a brucelose. Apesar da diminuição do uso de carrapaticidas, os campos continuam infestados, mas os dias mais frios com ocorrência de geadas deverão baixar a infestação do carrapato.

Apicultura – Após concluir uma das melhores safras de colheita de mel dos últimos anos, os apicultores estão se movimentando para manejar seus enxames a fim de permitir a sobrevivência das famílias no período de inverno, que exige apoio maior do apicultor. Neste período invernal o clima está sendo positivo para os enxames das abelhas. A pouca chuva, aliada a dias não muito frios e ensolarados do último período, permitiu que as famílias se mantivessem ativas, buscando o alimento necessário para a sua manutenção neste período, bem como se mantendo com boa população acima do normal.

Há várias espécies de plantas que florescem neste período, como algumas variedades de eucalipto, nabo, trevos, astrapeia, entre outras. O que impede o trabalho normal das abelhas não é a falta de flores na natureza, mas o clima adverso.

Apesar das boas colheitas da última safra, a maior parte do mel foi comercializada para o consumidor final ou a granel para os exportadores. O preço do quilo do mel varia de R$ 12,00 a R$ 20,00, dependendo do destino do produto.

Ass. de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Tags: Agm em focoAnimaisClimaConsumidorCulturaDesenvolvimentoEstiagemTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Prefeito Giovani Amestoy da Silva é o novo Presidente da AGM

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (260)Acessibilidade (102)Agm em foco (4612)Agricultura (995)Agronegócio (152)Alimentação (408)Animais (320)Arrecadação (959)Assistência social (277)Benefício (496)Bombeiros (130)Casa civil (174)Cidadania (273)Clima (441)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (58)Cnm (1780)Comércio (337)Consulta popular (67)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (733)Daer (141)Defesa civil (177)Desenvolvimento (2067)Destaque (591)Detran (123)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (795)Educação (1368)Eleições (333)Emprego (422)Empresas (726)Energia (330)Esporte (247)Estiagem (132)Estudo (866)Eventos (1264)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2853)Habitação (161)Icms (291)Indústria (446)Investimento (1090)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (762)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}