• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Leite participa do ato de posse dos membros do Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços, em Brasília

08/04/2026
in Notícias em geral
0

Estados e municípios de todo o país participam do grupo que vai gerir tributo substituto do ICMS e ISS.

O governador Eduardo Leite participou da cerimônia de posse da primeira gestão do Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), na terça-feira (7/4), em Brasília. O comitê é o órgão que reúne todos os Estados e municípios do país para a coordenação e administração do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), criado pela Reforma Tributária para substituir os atuais tributos estaduais e municipais (ICMS e ISS). A estimativa é que o novo imposto alcance uma arrecadação anual próxima de R$ 1 trilhão nos próximos anos.

Leite destacou a importância da simplificação do sistema tributário. “Precisamos reforçar a cooperação interfederativa para trilhar esse caminho que não será fácil, mas que vai nos ajudar a sair do emaranhado de modelos próprios e rumar para um sistema tributário mais simples, eficiente e moderno”, projetou.

O governador disse ainda que o Rio Grande do Sul está engajado na mudança e destacou avanços como a sistemática de cashback em que o Estado devolve recursos a famílias do CadÚnico, modelo que também terá avanços na reforma nacional.

  • Em Brasília, governador Eduardo Leite reforça defesa do refinanciamento das dívidas de produtores rurais

Mandato

Os membros do CGIBS têm mandato até 31 de março de 2027. A presidência foi assumida pelo secretário da Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio Oliveira. Também tomaram posse o primeiro vice-presidente, secretário municipal da Fazenda de São Paulo, Luiz Felipe Arellano; e o segundo vice-presidente, secretário da Fazenda de Minas Gerais, Luiz Cláudio Gomes.

“Estamos inaugurando não apenas uma nova entidade pública, mas um novo capítulo do federalismo brasileiro. Pela primeira vez, Estados e municípios passam a compartilhar, em condição de paridade, a governança de um tributo essencial para o financiamento do país e para o desenvolvimento das próximas gerações”, afirmou Oliveira.

Governador   Leite participa do ato de posse dos membros do Comitê Gestor do novo IBS 26
“Precisamos reforçar a cooperação interfederativa para trilhar esse caminho que não será fácil”, avaliou Leite – Foto: Maurício Tonetto/Secom

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, também participou do ato realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, com a presença de autoridades estaduais e municipais, parlamentares e representantes das administrações tributárias.

Conselho Superior

A secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, Pricilla Santana, tomou posse como membro titular do Conselho Superior do CGIBS na mesma cerimônia. O representante suplente do Estado é o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, que já tem atuado com servidores gaúchos e de outros Estados no sistema que fará a gestão dos recursos do IBS. No momento, mais de 70 servidores da Receita Estadual gaúcha estão mobilizados em 11 frentes de trabalho da reforma.

Após a posse, o Conselho Superior seguirá reunido nesta quarta (8/4), na sede do Banco do Brasil, em Brasília. O encontro com os 54 membros titulares tem como objetivo avançar nas pautas administrativas necessárias à estruturação e ao funcionamento do comitê.

Pelas regras da reforma, a governança prevê alternância e equilíbrio federativo, com a diretoria executiva sob responsabilidade de um ente de esfera distinta daquela que ocupar a presidência. O desenho institucional também assegura alternância entre as entidades representativas municipais, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), além da distribuição equilibrada das demais diretorias entre Estados e municípios.

Tags: ArrecadaçãoCnmDesenvolvimentoDestaqueIcmsMunicípiosRecursosServiçosTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Investimentos do governo do Estado em Passo Fundo e Erechim, no Norte do RS, reduzem os crimes patrimoniais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (5)Abastecimento (257)Acessibilidade (98)Agm em foco (4611)Agricultura (977)Agronegócio (150)Alimentação (399)Animais (309)Arrecadação (951)Assistência social (276)Benefício (490)Bombeiros (129)Casa civil (171)Cidadania (270)Clima (421)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (55)Cnm (1779)Comércio (335)Consulta popular (64)Consumidor (258)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (720)Daer (139)Defesa civil (168)Desenvolvimento (2028)Destaque (523)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (778)Educação (1357)Eleições (333)Emprego (407)Empresas (716)Energia (321)Esporte (243)Estiagem (131)Estudo (861)Eventos (1235)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2788)Habitação (156)Icms (290)Indústria (442)Investimento (1051)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (687)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}