O 10º mutirão de posse realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para mais 732 professores aprovados no concurso do magistério de 2013 ocorre ao longo desta quarta (19) e quinta-feira (20), em Porto Alegre, na sede da Seduc. Antes de serem empossados, os educadores passam por um curso de formação, que promove a integração às práticas e à legislação que regem a administração pública.
Na manhã desta quarta-feira (19), o secretário Jose Clovis de Azevedo recebeu os novos professores da rede estadual e falou sobre a importância da profissão e os avanços que a atual gestão proporcionou ao magistério público.
Entre os avanços citados, está a regularização do passivo das promoções, atrasadas desde 2001, a realização de dois concursos para estabilizar o quadro, com a nomeação de mais de 12 mil aprovados, a implantação de um terço da hora/atividade para estudos e planejamento das aulas e o reajuste salarial de 76,63% no decorrer dos últimos quatro anos. “Desejo a vocês que sejam felizes na profissão, assim como eu sempre fui nos meus 35 anos de magistério público e agora no ensino superior”, finalizou.
Em dezembro, serão nomeados outros 603 aprovados a serem empossados até o fim do ano. A nomeação do 10º grupo vai atingir o número de vagas previstas no edital do concurso, somando 7.479. Não serão atingidas as 10 mil vagas porque, em algumas áreas, o número de aprovados foi menor do que o número previsto no edital.
Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom