• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Declarado Estado de Emergência Ambiental em várias regiões do Brasil

17/04/2013
in Sem categoria
0

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) declarou Estado de Emergência Ambiental em diversas regiões de vários Estados brasileiros. A Portaria 113/2013 publicada do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 17 de abril, traz as razões que levaram o governo a declarar atenção especial e destinar recursos para atender essas regiões.

A decisão do MMA considera o compromisso do país em reduzir a emissão de gás carbônico para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais; as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Mudanças do Clima que também prevê redução da emissão de gases poluentes; considera as recomendações do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA); e a ameaça eminente de focos de queimadas e incêndios florestais que historicamente se manifestam na estação seca e caracterizam alto risco ambiental.

De acordo com a Portaria, é necessária a contratação temporária de brigadistas por até seis meses, para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas. A contratação foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assim, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve contratar até 2.520 brigadistas.

Regiões e período do reconhecimento
A seguir, as regiões e os períodos pelos quais o MMA considera o Estado de Emergência Ambiental:

I – entre os meses de abril a novembro de 2013: Acre; região Sul do Amazonas; Distrito Federal; Goiás; regiões Centro e Sul do Maranhão; regiões da Zona da Mata, Central, Triângulo Mineiro, Noroeste, Oeste, Sul e Sudeste de Minas Gerais; Mato Grosso; Rio de Janeiro; Rondônia; Tocantins; região Sudeste do Piauí; regiões Extremo Oeste e Vale do São Francisco da Bahia;

II – entre os meses de maio a dezembro de 2013: regiões Centro e Sudoeste do Amazonas; região Leste do Maranhão; regiões Sudeste e Sudoeste do Pará; regiões do Vale do Rio Doce, do Mucuri, Jequitinhonha, Campo das Vertentes, Norte e Metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais; regiões Centro-Norte e Sudoeste do Piauí; regiões das Baixadas, Centro Sul e Noroeste Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul;

III – entre os meses de junho de 2013 a janeiro 2014: Amapá; regiões Centro Norte e Centro Sul da Bahia; Ceará; regiões Norte e Oeste do Maranhão; regiões do Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste e Metropolitana de Belém do Pará e região Norte do Piauí;

IV – entre os meses de julho de 2013 a fevereiro de 2014: região Norte do Amazonas; região Nordeste da Bahia; Pernambuco; Paraíba e Sergipe;

V – entre os meses de agosto de 2013 a março de 2014:região Sul da Bahia;

VI – entre os meses de setembro de 2013 a abril de 2014:Roraima;

VII – entre os meses de outubro de 2013 a maio de 2014: região Metropolitana de Salvador.

Confira a Portaria 113/2013 na íntegra

Fonte: CNM

Tags: BombeirosClimaCnmGovernoMeio ambientePlanejamentoRecursos
ShareTweetSendSend
Next Post

Balanço-Geral do Estado é entregue ao TCE-RS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (11)#Destaques (4)Abastecimento (255)Acessibilidade (87)Agm em foco (4608)Agricultura (960)Agronegócio (146)Alimentação (393)Animais (301)Arrecadação (933)Assistência social (269)Benefício (478)Bombeiros (125)Casa civil (170)Cidadania (263)Clima (406)Cnh (53)Cnm (1778)Comércio (328)Consulta popular (64)Consumidor (255)Coronavírus (672)Corsan (92)Cultura (703)Daer (133)Defesa civil (164)Desenvolvimento (1967)Destaque (420)Detran (123)Direitos humanos (166)Doação (117)Economia (754)Educação (1325)Eleições (333)Emprego (401)Empresas (698)Energia (315)Esporte (240)Estiagem (128)Estudo (841)Eventos (1184)Exportação (63)Fpm (261)Governo (2690)Habitação (153)Icms (277)Indústria (434)Investimento (982)Ipe (62)Ipva (115)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (578)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}