• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Daer inicia nova fase de vistorias em pontes e viadutos no estado

16/05/2023
in Sem categoria
0

GD_20170904105410daer_estruturasO Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes (ST), avança em mais uma etapa para a preservação das pontes e viadutos do Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira (4), inicia uma nova série de vistorias no conjunto de 850 estruturas que estão sob jurisdição do órgão. “O foco principal é garantir a segurança de motoristas e pedestres, mas também queremos preservar as obras existentes, aumentando sua vida útil e evitando, sempre que possível, gastos desnecessários com novas construções”, explica o secretário dos transportes, Pedro Westphalen.

O trabalho é coordenado pela Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) do Daer, que contratou uma empresa via pregão eletrônico por R$ 2,7 milhões. As atividades serão divididas em quatro regiões gaúchas: Norte, Sul, Leste e Oeste. As vistorias iniciam pelas pontes e viadutos que apresentam pior estado de conservação.

Segundo o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti, os pontos que exigem maior atenção estão bem definidos graças ao Programa de Vistorias Expeditas. Ele foi elaborado pela SOA, com o apoio das 17 superintendências regionais da autarquia, entre 2014 e 2016. O resultado foi um raio-x das estruturas. “Com a conclusão do programa, houve melhoria na malha viária e permaneceram as vistorias constantes, especialmente em obras críticas e com idade avançada”, afirma Uberti. O diretor acredita que a vistoria cadastral – como é tecnicamente chamada essa modalidade de inspeção – complementa e amplifica as ações que vêm sendo realizadas pelo órgão.

“Teremos técnicas e recursos que não estavam disponíveis, como drones e até a possibilidade de contratar mergulhadores. Será utilizado tudo o que for necessário”, acrescenta o dirigente. Para o superintendente da SOA, Ricardo Vuaden, avaliar as pontes e viadutos independentemente dos obstáculos existentes resultará em um panorama completo de cada obra, desde as fundações. O engenheiro civil diz que, além de ações de manutenção e melhorias, as informações levantadas podem resultar, inclusive, em mudanças nas classes das pontes e viadutos.

“Teremos dados geométricos sobre pontes do século passado, construídas numa época em que as características do trânsito eram totalmente distintas. Agora, por meio dessa atualização, saberemos as reais condições e teremos ferramentas para decidir o que deve ser feito em cada uma delas”, destaca.

Texto: Liana Ramos de Carvalho/ Ascom Daer
Edição: Léa Aragón/ Secom
Foto: Arquivo/Daer

Tags: Agm em focoDaerObrasRecursosSegurançaTrabalhoTrânsitoTransportes
ShareTweetSendSend
Next Post

Programa de combate às drogas mobiliza sete mil crianças em Torres

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (17)#Destaques (5)Abastecimento (263)Acessibilidade (109)Agm em foco (4585)Agricultura (1004)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (967)Assistência social (279)Benefício (497)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (274)Clima (456)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1791)Comércio (345)Consulta popular (67)Consumidor (262)Coronavírus (671)Corsan (91)Cultura (740)Daer (145)Defesa civil (180)Desenvolvimento (2096)Destaque (657)Detran (124)Direitos humanos (171)Doação (120)Economia (803)Educação (1381)Eleições (330)Emprego (427)Empresas (736)Energia (335)Esporte (245)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1285)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (264)Governo (2893)Habitação (159)Icms (292)Indústria (451)Investimento (1117)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (13)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (11)
  • Notícias em geral (832)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}