• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Conferência Nacional do Meio Ambiente fortalece o Plano Estadual de Resíduos Sólidos

29/10/2013
in Sem categoria
0

O resultado final da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada em Brasília, entre 24 a 27 de outubro, foi comemorado nesta segunda-feira, dia 28, pela delegação do Rio Grande do Sul, como um avanço significativo em relação os conceitos defendidos pelos gaúchos, aprovados de forma democrática e a partir encontros locais e microrregionais, finalizados na conferência estadual em setembro.

Na carta aprovada no fim da 4ª CNMA, ficou explicitado que o desenvolvimento sustentável, com inclusão social, depende basicamente de soluções econômicas, sociais e ambientais. Por isso, segundo o documento, o combate à pobreza, a distribuição de renda e a defesa do meio ambiente são dimensões interligadas.

A carta aponta algumas decisões adotadas pela conferência, a começar pela aprovação de ações voltadas para a produção sustentável de alimentos e segurança alimentar, bem como a coleta seletiva de lixo e a compostagem orgânica dos resíduos. Essas e outras tantas teses levantadas no processo ocorrido neste ano no Rio Grande do Sul foram defendidas pela delegação gaúcha (eleita na conferência do Estado), que contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira.

“O encontro foi um desfecho perfeito de um dos debates mais democráticos já vistos por este País, e as diretrizes aprovadas aqui estão na mesma direção do que estamos fazendo em nosso Estado”, disse o secretário. Segundo ele, inclusive, o Estado começa nos próximos dias uma nova rodada de discussões, desta vez com foco em um trabalho fundamental que resultará na prática de todas essas importantes teses. “Isso porque, já contratamos uma empresa especializas e lançaremos nas próximas semanas a fase executiva do nosso Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)”, completou.

O documento aprovado pela 4ª CNMA sugere a ampliação de práticas já em discussão, mas ainda não muito disseminados na sociedade brasileira como um todo. Entre elas, estão a capacitação de agentes e professores de educação ambiental, fortalecimento das comissões interinstitucionais de defesa ambiental e a necessidade de mais investimentos e menor carga fiscal em cooperativas de reciclagem de lixo.

Na busca do desenvolvimento sustentável com inclusão social, a conferência incluiu a participação efetiva dos catadores no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), maior engajamento dos jovens e fim dos lixões. No caso dos catadores, ficou encaminhada uma articulação mais forte para a criação de condições de sobrevivência desses trabalhadores. “E isso passa também por condições dignas de vida a esses profissionais, agentes sociais e ambientais, fundamentais em todo este processo e nessas ações de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social”, afirmou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Gislaine Pacheco que também aproveitou a ida a Brasília para articular com o MMA o Plano de Cooperação Técnica para Educação Ambiental, que deverá ser assinado em breve entre a Sema e o Ministério.

Fonte: Governo do RS 

Tags: DesenvolvimentoEducaçãoGovernoInvestimentoMeio ambienteSegurançaSocialTrabalho
ShareTweetSendSend
Next Post

Prefeitos aguardam ajuda de Tarso para dezembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (987)Agronegócio (151)Alimentação (406)Animais (318)Arrecadação (959)Assistência social (276)Benefício (494)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (435)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1780)Comércio (336)Consulta popular (66)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (728)Daer (140)Defesa civil (177)Desenvolvimento (2055)Destaque (573)Detran (123)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (787)Educação (1366)Eleições (333)Emprego (416)Empresas (723)Energia (328)Esporte (246)Estiagem (132)Estudo (864)Eventos (1257)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2834)Habitação (160)Icms (291)Indústria (444)Investimento (1079)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (742)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}