• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Colheita da soja é aberta em Tupaciretã com perspectiva de safra recorde

16/05/2023
in Sem categoria
0
Expectativa é de uma colheita entre 11 e 12 milhões de toneladas do grão

A colheita da soja foi aberta oficialmente no sábado, dia 23, em Tupaciretã, na região Central do Rio Grande do Sul, em solenidade que contou com a participação do governador Tarso Genro. Este ano, devem ser colhidas entre 11 e 12 milhões de toneladas da oleaginosa, representando o dobro do volume registrado na safra anterior.

Tarso Genro disse que a supersafra irá aquecer a economia gaúcha. “Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário: as micro, pequenas e médias cidades do RS terão um impulso extraordinário de consumo, dos salários, do gasto das pessoas no comércio. Isso ajuda o Estado a crescer e se desenvolver. Então, a expectativa é altamente positiva, sendo uma grande virada que o Estado está dando neste momento”, afirmou.

Na solenidade, o governador anunciou duas medidas de estímulo ao setor. Uma delas, é o encaminhamento de um projeto à Assembleia Legislativa, que transforma o programa Mais Água, Mais Renda em lei. A outra cria subsídios para os produtores na compra de máquinas agrícolas que permitem a produção de soja em área de várzea.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Luiz Fernando Mainardi, essa tecnologia (referente às máquinas) permite drenar uma área baixa quando chove e, quando não houver precipitação, o agricultor fará uma irrigação em forma de sulcos, que é a chamada de microcamaleão, onde ele irriga e planta. As máquinas serão incluídas no programa Mais Água, Mais Renda e o Estado vai subsidiar o pequeno e o médio com 30% e, o grande, com 12% na compra do equipamento. “Portanto vamos ajudar o produtor a modernizar a lavoura e aumentar a produção do grão”, disse.

Supersafra
Maior produtor de soja da região Sul do Brasil, Pedro Luiz Herter, planta soja em 5,5 mil hectares em Tupaciretã. Nesta safra, ele investiu na correção do solo e na compra de fertilizantes e defensivos agrícolas. A ação proporcionou um salto de qualidade e um ganho na produtividade da lavoura. Tanto que o produtor irá colher 60 sacas por hectare, 100% a mais do que na safra anterior. “A produção este ano será muito boa. Nós tivemos um bom regime de chuvas, o produtor investiu em tecnologia e terá a resposta esperada. Eu estou muito otimista”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, destacou que a supersafra se deve a dois fatores: o aumento da área de plantio – um milhão de hectares a mais em comparação à última safra – e as boas condições climáticas.

Fonte: Governo do RS
Foto: Caroline Bicocchi

Tags: Agm em focoAgriculturaClimaComércioEconomiaEstiagemGovernoMunicípiosTecnologia
ShareTweetSendSend
Next Post

Feriado da Semana Santa altera prazos processuais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (984)Agronegócio (150)Alimentação (404)Animais (317)Arrecadação (956)Assistência social (276)Benefício (493)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (429)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1779)Comércio (336)Consulta popular (65)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (727)Daer (140)Defesa civil (175)Desenvolvimento (2046)Destaque (560)Detran (123)Direitos humanos (168)Doação (119)Economia (784)Educação (1364)Eleições (333)Emprego (414)Empresas (719)Energia (325)Esporte (244)Estiagem (132)Estudo (863)Eventos (1247)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2821)Habitação (157)Icms (290)Indústria (444)Investimento (1070)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (727)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}