• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

TVE exibe aulas preparatórias para o Enem até outubro

16/05/2023
in Sem categoria
0

O projeto Pré-Enem Seduc RS, que apresentará na TVE-RS aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começa nesta segunda-feira (18/5). A iniciativa do governo do Estado, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), veiculará os programas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h.

Governador conversou com as professoras Kátia da Rocha (E) e Janaína Casanova, que gravarão aulas na TVE - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Governador conversou com as professoras Kátia da Rocha (E) e Janaína Casanova, que gravarão aulas na TVE – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Serão cerca de 20 horas/aula semanais, totalizando 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda terão acesso às aulas pelo YouTube, por meio do canal TV Seduc RS, e com os links que ficarão disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

“A TVE cumpre um papel muito importante ao levar informação e, agora, também terá um papel muito importante na área da educação ao transmitir nosso Pré-Enem Seduc RS a partir de hoje. Beneficiará jovens de todo o Estado, que podem inclusive convidar a família para assistir e relembrar os conteúdos”, explicou o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pela internet nesta segunda-feira (18/5), diretamente dos estúdios da TVE, onde as aulas preparatórias são gravadas. Na ocasião, Leite conversou com as professoras Janaína Casanova, de Artes, e Kátia Luciane Souza da Rocha, de Matemática, que integram o grupo selecionado para o projeto.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, lembrou que, como as aulas serão transmitidas em TV aberta, todos os estudantes poderão se beneficiar. “É uma alegria vermos a TVE inserida em um dos seus pilares de atuação, que é a transmissão de conhecimento. As aulas não serão dirigidas somente a alunos da rede pública estadual, mas a todos os estudantes que estejam interessados nesse conteúdo”, afirmou.

O Pré-Enem Seduc RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e contemplará 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

O secretário da Educação, Faisal Karam, disse que a iniciativa beneficiará alunos do 3° ano do Ensino Médio e membros da comunidade escolar que desejam prestar vestibular ou o Enem. “Após um período de capacitação, que incluiu roteirização dos conteúdos, finalização das metodologias e recursos a serem utilizados nos vídeos, os nossos 13 professores da Rede, escolhidos para o projeto, já estão preparados para garantir a qualificação necessária dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, acrescentou.

Professores selecionados

Foram selecionados 13 professores da Rede Estadual de Ensino para participar das aulas preparatórias do Pré-Enem Seduc RS. O processo de escolha contou com 325 professores inscritos de forma on-line, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Depois, foram pré-selecionados 39 educadores levando em conta o currículo, a prova de títulos e o perfil metodológico para atender os estudantes na preparação para o Enem. Cada profissional ainda enviou um vídeo para avaliação que contou como caráter eliminatório.

O professor de Química Rui Alves, da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Rio Grande, já teve a sua primeira tarde de gravação na TVE. As aulas, que duram 50 minutos, serão veiculadas duas vezes por semana, e a matéria, dividida em três módulos. Ele procura associar a Química com o cotidiano dos alunos. “Sempre busco, nas minhas aulas, aliar o conhecimento com aquilo que os estudantes vivenciam na prática. Agora, diante das câmeras, iremos utilizar ferramentas como o PowerPoint e figuras ilustrativas para manter a atenção do estudante até o final do vídeo”, explica.

Língua Brasileira de Sinais

Atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foram selecionados quatro tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que auxiliarão nas transmissões das aulas do Pré-Enem Seduc RS.

Pré-Enem Seduc RS

A carga horária dos componentes curriculares foi definida de acordo com a ocorrência das disciplinas nas questões do Enem. O tempo de aulas será dividido em parte introdutória de cada eixo, explanação sobre o assunto, problematização em relação aos acontecimentos atuais e disponibilização de lista de exercícios.

Cidades cobertas pelo sinal da TVE

• Alegrete
• Carazinho
• Erechim
• Frederico Westphalen
• Itaqui
• Palmeira das Missões
• Porto Alegre e Região Metropolitana
• Santa Bárbara do Sul
• Santa Cruz do Sul
• Santa Rosa
• Santana do Livramento
• Santo Ângelo
• São Luiz Gonzaga
• Vacaria

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Vitor Necchi/Secom

Tags: Agm em focoCulturaEducaçãoGovernoMunicípiosRecursos
ShareTweetSendSend
Next Post

Campanha protege crianças e adolescentes da violência sexual durante a pandemia de Covid-19

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (19)#Destaques (6)Abastecimento (263)Acessibilidade (109)Agm em foco (4586)Agricultura (1004)Agronegócio (154)Alimentação (410)Animais (323)Arrecadação (968)Assistência social (279)Benefício (497)Bombeiros (131)Casa civil (175)Cidadania (274)Clima (457)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (61)Cnm (1791)Comércio (345)Consulta popular (67)Consumidor (262)Coronavírus (671)Corsan (91)Cultura (740)Daer (145)Defesa civil (180)Desenvolvimento (2097)Destaque (657)Detran (124)Direitos humanos (171)Doação (120)Economia (803)Educação (1382)Eleições (330)Emprego (427)Empresas (736)Energia (335)Esporte (245)Estiagem (132)Estudo (874)Eventos (1287)Exportação (66)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (264)Governo (2894)Habitação (159)Icms (293)Indústria (451)Investimento (1118)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (13)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (11)
  • Notícias em geral (834)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}