A sétima edição do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFDC) está com inscrições abertas até dia 15 de abril. Os resultados serão divulgados até dia 15 de dezembro e a implementação dos projetos e programas deve começar a partir de março de 2017.
O objetivo do Fundo é investir em projetos que provoquem mudanças estruturais nas comunidades, demonstrando o valor e as oportunidades que a cultura traz para os processos de desenvolvimento sustentável. Desde 2010, o Fundo investiu cerca de US$ 5.8 milhões no financiamento de 84 projetos em 49 países.
O Brasil já teve dois projetos aprovados. Em 2012, o Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias produziu programas infantis realizados por cineastas indígenas com recursos internacionais no valor de US$ 97.550. E, no edital de 2013 foi aprovado o projeto “E-books Indígenas”, da Organização Não Governamental (ONG) Thydêwá, que contou com recursos ao longo de 2014. O projeto visava a empoderar criadores indígenas de diferentes comunidades do Brasil por meio da promoção da participação dessas pessoas no setor de publicações digitais.
Como participar
Para participar os interessados devem criar uma conta na Plataforma Online de candidaturas do IFDC, que está disponível em inglês e francês, e preencher o formulário de inscrição obrigatoriamente em uma dessas duas línguas.
Além disso, Organizações Não Governamentais (ONGs) nacionais e instituições públicas devem anexar à inscrição documentos oficiais e suas traduções, comprovando ser de um país signatário da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O Brasil é signatário desde 2007. ONGs internacionais precisam comprovar o seu caráter internacional e seu impacto regional, sub-regional ou inter-regional.
Agência CNM, com informações da Unesco