A África do Sul tem interesse em ampliar relações bilaterais e econômicas com o Rio Grande do Sul, principalmente na área da agricultura. A afirmação foi feita pelo cônsul-geral da República da África do Sul, Malose William Mogale, durante reunião com o vice-governador José Paulo Cairoli, no Palácio Piratini, na manhã desta segunda-feira (6).
“Nossa ideia é conhecer as potencialidades do Rio Grande do Sul e oportunidades de investimento. A província de Northwest deve mandar uma missão empresarial, em fevereiro de 2018, para fazer visitas e contatos no território gaúcho”, destacou o cônsul.
Entre as áreas de interesse, destacam-se agricultura, intercâmbio educacional, comércio, investimento, além da transferência de conhecimento na fabricação de couro (curtumes). À tarde, a comitiva será recebida na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e se reunirá com representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).
Acompanhado do chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o vice-governador destacou ser positiva a visita e sugeriu que a missão fosse à Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, que ocorre no início de março e tem como finalidade propor soluções para o agronegócio.
“Estamos abertos e valorizamos parcerias e acordos internacionais. O encontro foi importante para fortalecer o intercâmbio entre as nações. A África do Sul já tem relações comerciais com o Rio Grande do Sul e trabalhamos para ampliá-las”, observou Cairoli.
Também participaram da reunião a cônsul comercial Shannaaz Ebrhaim, o cônsul político Jonas Dioka Mogano, e o marketing officer Mark Rabbittis.
Texto: Paulo Ricardo Fontoura/Ascom GVG
Edição: Sílvia Lago/Secom
Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini