• Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Nenhum produto no carrinho.

  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result

Consumo de colostro é regulamentado no Brasil

16/05/2023
in Sem categoria
0

18276Após 65 anos, o consumo de colostro é aprovado no Brasil. A assinatura do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Rispoa) aconteceu no último dia 29 de março, pelo presidente da República, Michel Temer. O documento retira a proibição da utilização do colostro na alimentação, definido em 29 de março de 1952, pelo então governo de Getúlio Vargas. O colostro é o leite produzido pela vaca nos cinco primeiros dias após parir. É um alimento rico em proteínas, anticorpos e substâncias bioativas e é mais concentrado e mais amarelo do que o leite.

No Rio Grande do Sul, a médica veterinária e extensionista regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Mara Helena Saalfeld, desenvolveu a silagem de colostro em 1998, com o objetivo de aproveitar esse alimento, por apresentar inúmeras propriedades nutricionais. Seu estudo começou com experimentos, utilizando o colostro em substituição ao leite na alimentação das terneiras. Ao testar amostras e realizar experimentos, Mara observava o crescimento dos terneiros e fazia um comparativo do uso do colostro ao uso de leite na alimentação dos animais, observando desenvolvimento similar ou até superior.

Em 2002, Mara buscou fazer um doutorado em Zootecnia e, apesar de ter conseguido a vaga, não foi aceita no programa, pois não consideraram o assunto interessante. Mara continuou com as pesquisas e manteve as observações, ministrando cursos no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Canguçu (Cetac) e junto aos agricultores assistidos da Instituição.

No ano de 2007, a extensionista venceu o Prêmio Nacional de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, Unesco e Petrobras, que lhe possibilitou fazer doutorado. Acreditando ser uma tecnologia de alimentos, Mara se inscreveu em 2008 no Doutorado em Tecnologia de Alimento da Universidade Federal de Pelotas. Não sendo aceita para ingressar no curso, Mara se inscreveu no programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da mesma universidade e, ao conseguir, estudou mais a fundo a utilização da Silagem de Colostro. Através desta pesquisa constatou que vários países do mundo utilizam o colostro como alimento, indicado como suplemento alimentar, medicamentos e produtos anti-idade e para a pele. De 2009 a 2013, já no doutorado, Mara contou com a orientação dos também doutores Fabio Pereira Leivas Leite, Daniela Isabel Brayer Pereira e de Márcia Arocha Gularte.

Até o ano de 2015, Mara buscou alterar a lei que proibia o uso de colostro para seres humanos no Brasil, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Anvisa, mas não obteve resultados. No mesmo ano, durante o Congresso Internacional de Leite, em Porto Alegre, o agora deputado estadual Ronaldo Santini, após conhecer a proposta, abraçou a causa da doutora e colocou-a em contato com o deputado federal Alceu Moreira que concedeu duas audiências públicas em Brasília, realizadas em novembro de 2015 e em agosto de 2016, quando Mara e o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, defenderam a proposta para autoridades, políticos, Anvisa e ministérios da Agricultura e de Desenvolvimento Social e Agrário.

Em agosto de 2015, o Mapa solicitou à extensionista uma Proposta Técnica e sugestão do texto para mudança da legislação e, com o apoio do presidente Kuhn, Mara elaborou o estudo enviado também à Anvisa, em 29 de novembro passado (2016).

“Assim, o que começou com a observação do uso de colostro em terneiros, tornou-se a conquista de possibilidades, incluindo a geração de renda ao produtor de leite, além de mais empregos, tributos e o aproveitamento integral de um nobre e saudável alimento”, avalia Mara.

Fonte: Ass. de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas
Foto: Divulgação

Tags: AbastecimentoAgm em focoAgriculturaAlimentaçãoAnimaisArrecadaçãoDesenvolvimentoEmpregoEstudoGovernoPesquisaSocialTecnologia
ShareTweetSendSend
Next Post

Cultivo de framboesa é aposta de mais um produtor de Vacaria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#destaque (12)#Destaques (5)Abastecimento (259)Acessibilidade (100)Agm em foco (4612)Agricultura (987)Agronegócio (151)Alimentação (406)Animais (318)Arrecadação (959)Assistência social (276)Benefício (494)Bombeiros (130)Casa civil (173)Cidadania (271)Clima (435)Cláudia Mara Borges (1)Cnh (56)Cnm (1780)Comércio (336)Consulta popular (66)Consumidor (259)Coronavírus (675)Corsan (92)Cultura (728)Daer (140)Defesa civil (177)Desenvolvimento (2055)Destaque (573)Detran (123)Direitos humanos (169)Doação (119)Economia (787)Educação (1366)Eleições (333)Emprego (416)Empresas (723)Energia (328)Esporte (246)Estiagem (132)Estudo (864)Eventos (1257)Exportação (65)fortalecendo a tradição e a identidade do povo gaúcho de forma integrada à economia criativa. A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur (1)Fpm (261)Governo (2834)Habitação (160)Icms (291)Indústria (444)Investimento (1079)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Destaque (12)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (12)
  • Notícias em geral (742)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 1301 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
  • Escola da AGM
    • Cursos da AGM

Feito com ❤ em © 2025 por Eduardo Pinheiro

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}