• Política de Privacidade

No products in the cart.

  • Página inicial
  • Conheça a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato
No Result
View All Result
AGM - Associação gaúcha de Municípios
No Result
View All Result
Home Notícias em geral

Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo apresenta prioridades para 2023

24 de maio de 2023
in Notícias em geral
0 0
0

As prioridades para o novo ciclo de gestão do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) foram apresentadas ao governador Eduardo Leite na manhã desta quarta (3/5) na 38ª reunião do grupo. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas no Centro Administrativo Fernando Ferrari e contou com os integrantes titulares do conselho, além de representantes da sociedade civil, convidados permanentes e convidados especiais.

As propostas nos três eixos de trabalho do Cede – Educação Empreendedora, Ambiente de Negócios e Revisão Legal – contemplam, entre outras, iniciativas para estimular o comportamento empreendedor dos jovens na escola, a disponibilização do Tudo Fácil Empresas nos 497 municípios do Estado, permitindo a abertura de empresas em dez minutos de forma on-line e gratuita, ações de prevenção à estiagem e gestão eficiente de recursos hídricos.

“Meu papel como governador é buscar soluções que precisam vir da compreensão dos problemas que enfrentamos, e espaços como o Cede permitem essa compreensão”, disse Leite. “A reunião do governo com a sociedade civil é importante para pensar o futuro do Estado e ajustar os ponteiros para que todos possam empreender esforços em uma mesma direção. Se não tivermos esforços de alinhamento, as forças se anulam e não conseguimos sair do lugar”, enfatizou.

Criado em 2018, com o objetivo de auxiliar na proposição de demandas para facilitar a vida do cidadão e do empresário, assim como reduzir a burocracia do serviço público, o Cede é composto por sete secretarias do poder Executivo e sete representantes da sociedade civil. A presidência é exercida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

A titular da SPGG e presidente do Cede, Danielle Calazans, destacou as diversas entregas articuladas nos últimos quatro anos. Por meio do seu braço executivo, o Descomplica RS, a ação do conselho levou à implementação da RedeSim, sistema para simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, unificou as tabela de risco dos órgãos licenciadores do Estado (Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros Militar) e criou o Tudo Fácil Empresas. Danielle disse ainda que o desafio para os próximos anos é fomentar o empreendedorismo.

“Os primeiros anos de ação do Cede focaram em iniciativas para a desburocratização e apresentou resultados robustos. Para o próximo ciclo, vamos trabalhar para além de desburocratizar, para que a cultura do empreendedorismo alcance os nossos jovens e quem deseja investir”, afirmou a secretária.

O vice-presidente do Cede, André de Godoy, destacou o papel relevante do conselho na reestruturação administrativa do governo estadual e a necessidade de se promover o alinhamento da pauta de trabalho com as equipes, para que o ciclo positivo de entregas continue.

“Não basta ter existência legal, é preciso ter legitimidade perante a sociedade. A presença do governador na reunião reforça a importância do Cede. Não podemos fazer tudo e, por isso, é importante termos uma pauta e a dedicação de todos. Só assim fazemos o conselho funcionar”, reforçou Godoy.

Atualmente, o governo estadual é representado no Cede é pela SPGG e pelas secretarias da Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Inovação, Ciência e Tecnologia, além da Casa Civil e da Procuradoria-Geral do Estado.

Link para conhecer a composição completa do Cede 

Link para saber mais sobre o Descomplica RS 

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Tags: ArrecadaçãoBombeirosCasa civilCulturaDesenvolvimentoDestaqueEducaçãoEmpresasEstiagemGovernoMunicípiosNegóciosPlanejamentoRecursosServiçosTecnologiaTrabalhoTurismo
ShareTweetSendSend
Next Post

Central Estadual de Transplantes completa 26 anos com cerca de 15 mil operações realizadas

Subscribe
Login
Notify of
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags

Abastecimento (246)Acessibilidade (73)Agm em foco (4595)Agricultura (887)Agronegócio (128)Alimentação (367)Animais (278)Arrecadação (840)Assistência social (234)Benefício (440)Bombeiros (106)Casa civil (149)Cidadania (247)Clima (305)Cnh (52)Cnm (1691)Comércio (303)Consulta popular (57)Consumidor (240)Coronavírus (662)Corsan (82)Cultura (648)Daer (122)Defesa civil (141)Desenvolvimento (1755)Destaque (10)Detran (119)Direitos humanos (152)Doação (110)Economia (681)Educação (1185)Eleições (323)Emprego (365)Empresas (624)Energia (288)Esporte (211)Estiagem (113)Estudo (775)Eventos (1041)Exportação (61)Fpm (231)Governo (2397)Habitação (131)Icms (229)Indústria (401)Investimento (835)Ipe (61)Ipva (109)Judiciário (115)Legislativo (171)

Categorias de Notícias

  • Ceasa (1)
  • Congresso (1)
  • Contabilidade (1)
  • Emater (2)
  • Fepam (1)
  • FGTAS (1)
  • Financiamento (2)
  • IBGE (2)
  • IPM (1)
  • Lei Kandir (1)
  • Mineração (1)
  • Mobilidade Urbana (2)
  • Notícias do Facebook (10)
  • Notícias em geral (122)
  • Prefeitos (1)
  • Refis (1)
  • Transporte Escolar (1)
  • Voluntariado (2)

AGM, entidade associativa dos prefeitos do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de fortalecer o municipalismo e garantir aos municípios apoio em suas demandas junto aos governos estadual e federal

Desenvolvido por EP

Associação Gaúcha de Municípios

  • Fone: (51) 3022-7330
  • Praça Marechal Deodoro, 130 sala 801 Centro Histórico, Porto Alegre/RS CEP 90010-300

Precisa de orientações/informações?

Envie uma mensagem

Nome(obrigatório)
No Result
View All Result
  • Página inicial
  • Conheça a AGM
  • Presidentes
  • Assessoria Jurídica
  • Notícias
    • Ceasa
    • Congresso
    • Contabilidade
    • Emater
    • Fepam
    • FGTAS
    • Financiamento
    • IBGE
    • IPM
    • Lei Kandir
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Notícias do Facebook
    • Notícias em geral
    • Prefeitos
    • Refis
    • Transporte Escolar
    • Voluntariado
  • Fotos
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

wpDiscuz