Um auxílio financeiro para a Atenção Primária à Saúde (APS) foi debatido no primeiro encontro do grupo de trabalho com representantes da Confederação Nacional de Município (CNM) e do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira, 30 de março. O secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Parente, participou do primeiro encontro, que também tratou das iniciativas de monitoramento da vacinação contra a Covid-19.
A CNM lançou o com o objetivo de monitorar e informar os gestores municipais sobre a disponibilidade de vacinas nos mercados interno e externo; e o plano, o cronograma e a distribuição nacional pelo Ministério da Saúde (PNI/MS). Durante o encontro, ficou previamente acertado que as demandas dos gestores locais serão tratadas neste grupo de trabalho.
O GT também deve abordar as pesquisas semanais promovidas pela Confederação para identificar os principais problemas enfrentados pelos Municípios em relação à gestão da pandemia. O secretário foi designado a acompanhar as demandas municipais, após reuniões com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, e com a liderança municipalista.
Ficou acertado, para os próximos dias, um novo encontro dos representantes do Ministério com o presidente da CNM e com o conselho político da entidade. Da equipe ministerial, além do secretário, a assessora institucional da SAPS/MS, Silvia Souto, também participou da reunião. Já a CNM foi representada pelo supervisor da Assessoria Parlamentar, André Alencar, e pelo consultor em saúde Denilson Magalhães.