Para lidar com a pressão social e esclarecer a comunidade local sobre a campanha de imunização e sobre a vacina contra a Covid-19, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda o Criado pela entidade para apoiar os gestores municipais, o documento apresenta orientações práticas e sugere como organizar o fluxo de informações.
Os para a aplicação do plano também podem ser usados pelos gestores municipais. O objetivo é apoiá-los neste momento complexo e de conteúdo desencontrado, além de facilitar a disseminação de informações confiáveis e oficiais alinhadas com toda a máquina pública municipal, principalmente as Secretarias de Assistência Social, Comunicação Social/imprensa, Educação e Saúde.
Idealizado pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, a partir da lacuna deixada pelo governo federal, o documento orienta cada prefeitura a elaborar seu plano de vacinação e estabelecer a campanha de vacinação, de acordo com a realidade local. “As informações operacionais da campanha de vacinação devem ser transmitidas à população de forma padronizada e clara”, orienta Aroldi.
E isso pode ser feito com apoio do material gráfico disponibilizado pela entidade. Dentre as principais frentes a serem tratadas, a CNM sugere:
I. segurança e eficácia da vacina;
II. grupos prioritários para vacinação e quantitativo;
III. quantitativo de doses e insumos recebidos;
IV. placar/ vacinômetro: população a ser vacinada x número de doses aplicadas;
V. farmacovigilância;
VI. quantitativo de salas de vacinação e profissionais de saúde para a aplicação;
VII. distribuição das salas de vacinação;
VIII. quantitativo de pessoas aptas a receber a vacina, conforme o grupo prioritário;
IX. cronograma de vacinação ou previsão (quando possível); e
X. projeção dos locais de vacinação (se já possui previsão).
Demais orientações úteis para garantir o sucesso da vacinação e das campanhas de orientação estão no documento digital, publicado por meio da Nota Técnica 01/2021. Vale lembrar, neste momento, o alerta feito pela Assessoria Técnica de Comunicação da CNM, durante os encontros dos Seminários Novos Gestores, “a comunicação assertiva reflete confiança na gestão e credibilidade nas informações divulgadas”.
Veja as peças gráficas
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