O município de Picada Café inaugurou, nessa terça-feira (11), a Casa de Cultura Joaneta, construída para receber eventos, tais como reuniões empresariais, oficinas de música, arte e exposições.
A obra, financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) em cerca de R$ 270 mil, segue a linha da construção do início do século 20. As vigas do assoalho são as originais e grande parte das paredes também. São 103m² de área construída, onde todo o segundo andar é destinado a uma minibiblioteca e sala de leitura.
O espaço, que também sediou a Sociedade Joaneta Riograndense e a Subprefeitura de São Leopoldo, preserva o passado com uma proposta moderna. Registros históricos apontam que a casa, em estilo enxaimel, foi construída para abrigar uma escola.
O secretário da Cultura, Victor Hugo, mostrou-se impressionado. “A casa ficou maravilhosa. Estou muito feliz em ver uma obra tão bonita, sabendo que teve a participação da Secretaria de Cultura”. De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Cristhie Lenz, esta é a primeira etapa. “A seguir serão construídos anexos, banheiros, um café e toda estrutura de acessibilidade”.
A localidade de Joaneta fica a apenas 4 quilômetros do centro de Picada Café. Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas no telefone 54 3285-1300.
Texto: Caroline Patatt/Ascom Sedac
Edição: Léa Aragón/ Secom
Foto: Divulgação Cultura