A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) liberou no fim da tarde de quinta-feira (05) a licença de operação para a linha de transmissão que vai escoar a energia produzida pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Carolina. A rede tem 62,5 quilômetros de extensão e vai interligar o Complexo Turvo-Ituim, entre a subestação Vacaria, subestação PCH Santa Carolina e a Subestação PCH Jardim.
A PCH Santa Carolina localiza-se no Rio do Turvo, entre os municípios de André da Rocha e Muitos Capões, na Região dos Campos de Cima da Serra, e será inaugurada no próximo dia 17 de maio, às 11h30. Tem capacidade para produzir 10,5 MW e abastecer uma população de aproximadamente 35 mil habitantes.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, saudou a vinda de mais um empreendimento para ajudar no reforço do sistema energético nacional. Conforme Redecker, 66,67% da energia consumida pelo RS hoje provém da fonte hídrica. O secretário também mostrou-se satisfeito com a nova dinâmica de trabalho da Fepam, que tem dado respostas mais rápidas aos investidores. O tempo de espera por uma licença da Fepam caiu de 909 dias para 180 dias em um ano.
Texto: Magali Beckman/SME
Edição: Cristina Lac/Secom
Foto: Divulgação