Porto Alegre sediou, na última semana, dias 26 e 27 de abril, o 2º Encontro de Conselhos e Dirigentes Municipais de Políticas Culturais do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Teatro Bruno Kiefer, Casa de Cultura Mário Quintana e reuniu lideranças de todo o estado, bem como dirigentes municipais e membros dos Conselhos Municipais. Gratuita, a iniciativa teve como objetivo tratar dos novos rumos e desafios da cultura estadual e nacional. Durante o encontro ocorreram oficinas sobre as áreas que mais necessitam de gestão e desenvolvimento das políticas Municipais.
Na programação, O que mudou na Instrução Normativa 01/2016?; Cultura e Projetos Intersetoriais; Sistemas e Gestão de Conselhos Municipais; Formatação de Projetos para Leis de Incentivo e Cultura; Aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 – Ensino da Cultura Afro e Indígenas nas Escolas e discussão sobre o domínio dos Conselhos Municipais de Cultura; Aspectos relevantes atuais na formatação de projetos do segmento Tradição e Folclore; Artes Cênicas – produção e aplicação nos eventos culturais e Políticas de Patrimônio.
Para o Diretor Executivo da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), José Roberto Scorsatto, a atividade foi relevante para reforçar o compromisso das entidades e municípios atuantes. “Foi uma oportunidade de extrema importância, onde pudemos oferecer aos municípios algumas modificações que já estão ocorrendo mediante aos projetos de captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura. Também foi constituída uma equipe de trabalho que vai buscar outras alternativas até o fim do ano, pois algumas delas dependem da aprovação da Assembleia Legislativa do RS. O espaço ainda serviu como facilitador, com esclarecimentos de dúvidas, troca de informações e opiniões”, explica. Scorsatto lembra que a AGM está disposta a auxiliar os municípios nas mais diversas áreas, e a cultura é uma delas.
O 2º Encontro de Conselhos e Dirigentes Municipais de Políticas Culturais do Rio Grande do Sul foi promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, Governo do estado do RS, Assembleia Legislativa, AGM e pelo Fórum Nacional Conecta, com apoio da wfarias.
Foto: Divulgação