Para garantir maior segurança aos pedestres que moram, estudam ou trabalham às margens das rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o Estado, via Secretaria dos Transportes e a empresa, reforma quatro passarelas sobre duas estradas em locais de grande circulação de veículos e pessoas. São as passarelas nos kms 0 e 88 da ERS-122, em Portão e Flores da Cunha, respectivamente; e outras duas no km 0 da ERS-240, em São Leopoldo. Essas obras beneficiam diretamente as comunidades de Rincão do Cascalho (Portão), São Gotardo (Flores da Cunha) e Scharlau (São Leopoldo).
A reparação das duas passarelas na ERS-122 – uma de metal e a outra de concreto – já está concluída. As obras levaram cerca de 45 dias. Já a recuperação das passarelas da ERS-240, de estrutura mista (metal e concreto), vai levar outros 60 dias, a contar do início de abril. A reparação das passarelas consiste na recuperação estrutural e renovação da pintura (a passarela na ERS-122 em Flores da Cunha também recebeu nova instalação elétrica com iluminação por lâmpadas led).
As obras de reparação terão um custo total de R$ 495 mil, a ser dividido pelas praças de pedágio de Flores da Cunha e Portão. A execução está a cargo da Lavoro Engenharia. Pela praça de Portão cruzam em geral mais de 400 mil veículos por mês. Já no pedágio de Flores da Cunha, a média é de aproximadamente 110 mil veículos por mês.
Texto: Ascom EGR
Edição: Léa Aragón/Secom
Foto: Divulgação