A Corsan e a Caixa Econômica Federal assinaram, nesta segunda-feira (21), contrato de financiamento no valor de R$ 119 milhões para a realização de obras de esgotamento sanitário em Santa Maria. Firmada em Porto Alegre, a contratualização contou com anuência do Governo do Estado e da Prefeitura. Os recursos provêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
A verba será aplicada na ampliação do sistema. Serão implantados 56,4 mil metros de redes coletoras, 5,1 mil ligações prediais e cinco estações de bombeamento. Também haverá reforma e aumento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a construção de dois novos módulos. Além de revitalizar as bacias hidrográficas da região, o empreendimento beneficiará diretamente 130 mil habitantes dos bairros Jockey Club, Tomaz, Alegria, Medianeira, Campestre do Menino Deus, Tropical, Formosa, Santos, Parque Residencial Pinheiro Machado, Residencial Lopes e Parque Dom Antônio Reis.
O diretor-presidente da companhia, Arnaldo Dutra, destacou que essa é uma grande conquista. “Esse investimento, somado às obras que já estão em andamento, trazem a Santa Maria a possibilidade de ser um dos primeiros municípios a universalizar os serviços de esgotamento sanitário no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Texto: Douglas Carvalho
Edição: Redação Secom