Ao todo, 87 pequenas empresas participaram do Encontro Rumo à Exportação – realizado na última quinta-feira (8), em Porto Alegre (RS). As companhias presentes se reuniram em rodadas de negócios com 13 comerciais exportadoras. Foram fechados US$ 2,6 milhões de negócios imediatos e US$ 5 milhões de negócios para os próximos meses.
O evento, que aconteceu na sede Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), é resultado de uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação.
O gerente-executivo de Inteligência da Apex-Brasil, Marcos Lelis, destacou que na América do Sul, além da Argentina – principal comprador dos produtos brasileiros -, outros países se apresentam como boas alternativas para as empresas nacionais.
Durante a palestra Oportunidades de Negócios Colômbia e Peru, Lelis apontou indicativos que revelam vantagens em direcionar o foco a estas duas nações andinas: aumento do PIB, mercado crescente e população em ascensão social.
“A continuar no atual ritmo, até 2020 a Colômbia deverá superar a Argentina e ser a segunda economia do continente”, afirmou Lelis. Em relação ao Peru, o gerente-executivo informou que é um dos países “mais abertos” a acordos internacionais, e com pouca relação comercial com o Brasil.
O gerente-executivo de Inteligência mostrou dados que revelam a importância desses dois parceiros no atual cenário econômico. Entre 2008 e 2011, a taxa de crescimento média anual do Peru foi de 5,4%. Até 2018, a previsão é de que alcance 5,7%.
Em compensação, o país andino é apenas a sexta nação sul-americana para o qual o Brasil exporta, com 5,9% de participação. Na Colômbia estes números chegam a 4,1% e 4,4%, respectivamente, e se trata da quinta nação da América do Sul compradora dos produtos nacionais, com 6,9% do total.
Comércio exterior
De olho nesses mercados, será realizada a Missão Empresarial do Brasil à América do Sul – Colômbia e Peru, entre os dias 19 e 23 de maio, em Bogotá e Lima.
Os integrantes da comitiva, organizada pela Apex-Brasil e pela CNI, irão se reunir com compradores locais, distribuidores e parceiros estratégicos. Em 2013, 49 empresas brasileiras de médio porte estiveram na missão aos dois países, com um saldo de US$ 35 milhões em negócios.
Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos