Pessoas com hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas devem apresentar receita médica para se vacinar contra gripe. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam apenas comparecer aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica que a recomendação vale também para pessoas que são atendidas na rede privada de saúde. “Eles levem por escrito uma solicitação do médico. Se for, por exemplo, da unidade básica já é mais fácil porque a própria equipe já sabe que ele é portador de doença crônica. Mas se é um paciente, por exemplo, que acompanha com médico particular, num convênio, o médico diz por escrito que o paciente tem doença respiratória crônica, então deve vacinar”, afirma o ministro.
O ministro da Saúde reforça os benefícios da vacina contra gripe. “A vacina tem capacidade de reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e cerca de 75% dos óbitos relacionados aos casos de gripe, os casos de H1N1 e é fundamental comparecer a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa, aonde as prefeituras, os governos estaduais e o Ministério da Saúde juntos estarão à disposição para fazer a vacinação contra a gripe”, finaliza Chioro.
A campanha nacional de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira, dia 9 de maio, em todos os postos de saúde do País.
Fonte: Blog da Saúde