Doces, café orgânico, biscoito de baru, baru torrado, suco de laranja orgânico, suco de uva, conservas vegetais, farinhas, feijão, açúcar mascavo e vinho orgânico são alguns dos produtos da agricultura familiar promovidos pela campanha Brasil Orgânico e Sustentável durante o 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados – Apas 2014.
No estande de 100m², haverá exposição e degustação dos produtos, além da promoção de vendas diretas entre empresários atacadistas e os seis empreendimentos familiares selecionados pelo Brasil Orgânico e Sustentável.
Com um público estimado em 70 mil visitantes, a feira é uma oportunidade de mostrar a variedade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e da produção orgânica, e sua relação sustentável com o meio ambiente. O evento, considerado o maior do mundo no setor, começou nesta segunda-feira (5), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Os produtos selecionados para o estande são de associações e cooperativas da Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, representam o trabalho de mais de 4 mil famílias. Os itens possuem pelo menos um dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo e Identificação Geográfica.
Na última edição, a Feira APAS gerou mais de R$ 5,5 bilhões em negócios e contou com mais de 64 mil empresários do setor supermercadista e executivos, 600 varejistas de 51 países, atacadistas, associações e cooperativas, distribuidores, representantes comerciais, empórios e lojas especializadas.
Brasil Orgânico e Sustentável
O Brasil Orgânico e Sustentável é iniciativa do governo federal e tem como objetivo chamar a atenção de consumidores e empresários atacadistas para a variedade de sabores e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e mostrar as vantagens dos produtos orgânicos para a vida das pessoas e do planeta. Assim, a campanha visa aumentar a demanda desse tipo de produção, estimulando sua comercialização, gerando renda e inclusão produtiva.
Este ano, a principal ação da campanha será durante a Copa de 2014, quando, entre os dias 11 e 27 de junho, 60 empreendimentos irão comercializar os produtos em quiosques localizados em 10 das 12 cidades sedes: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Também serão distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa Brasil Voluntário, do governo federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanche, com castanhas, mel, suco orgânico, biscoitos integrais, sequilhos e barras de cereal, feitas com castanha de baru.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome