A Secretaria de Estado do Turismo apresentou o novo site promocional do Rio Grande do Sul, dia 22, no estande da Setur-RS na pavilhões Festa da Uva, em Caxias do Sul, com a presença da secretária Abgail Pereira. Desenvolvido em parceria com a Procergs, o site promocional foi criado a partir de uma concepção inovadora no formato e no visual. O novo site (www.umgrandedestinors.rs.gov.br – já disponível) segue o planejamento da marca promocional do Estado e possibilita que os turistas pesquisem em minúcia informações úteis sobre meios de transporte, acomodação e atrações de centenas de destinos gaúchos. Na ocasião também foi divulgado o aplicativo Rio Grande do Sul – Um Grande Destino.
A arquitetura de informação do site organiza os conteúdos nos temas: Destinos, Como Chegar, Municípios, Eventos e Copa 2014. A partir dos temas, é possível encontrar galeria de fotos dos destinos (com localização exata), opções de hospedagem, alimentação e atrativos, dentre outras informações. Outra novidade é a mudança de imagens (destinos) ao fundo, que vai alternando conforme navegação do usuário no site. A plataforma segue padrões modernos de tecnologia.
O site promocional do turismo gaúcho está baseado em muitas imagens e linguagem contemporânea de marketing, além de estar integrado às redes sociais. Através dos links indicados na tela inicial, é possível compartilhar nas redes sociais fotos feitas pelo próprio turista e também informações postadas por quem estiver vivenciando qualquer local.
Aplicativo UmGrandeDestinoRS
Disponível para usuários da rede social mais utilizada entre os brasileiros, o Facebook, o aplicativo faz parte de uma série de ações da Setur-RS para aproximar os gaúchos da marca Rio Grande do Sul: Um Grande Destino, estabelecida legalmente em 2013 como elemento de identidade da atividade turística gaúcha. Materializada em um grafismo estilizado da cuia de chimarrão, a marca é formada com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e reúne os conceitos de tradição e cosmopolitismo.
No aplicativo, o usuário seleciona uma foto de seus álbuns do Facebook, ou faz o carregamento (upload) de uma nova imagem. O próximo passo é escolher filtros personalizados, com frases sobre o Rio Grande, juntamente com a marca turística, que formarão uma espécie de carimbo sobre a foto selecionada. A seguir, basta escolher uma legenda para a imagem e compartilhá-la com os amigos. As imagens vão para a linha do tempo do usuário e ficam numa galeria no próprio aplicativo. O aplicativo está disponível para o público e para participar basta curtir a fanpage www.facebook.com/SeturRS.
Fonte: Setur-RS