A Secretaria Estadual do Turismo conduz de 13 de janeiro a 28 de fevereiro no litoral gaúcho uma nova série de ações do Cadastur, a operação Verão Numa Boa, que deve visitar no período 336 empreendimentos turísticos, entre tradicionais e novos, nas áreas de hospedagem, transportadores e agências de roteiros e viagens. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação.
As cidades visitadas pela equipe do Cadastur serão Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Itaqui e São Borja. O apelo do programa está na mudança de enfoque, que antes era no sentido de fiscalizar e passou a ser oferecer as vantagens da legalização, como a participação em licitações, editais ou programas de financiamento e qualificação. Além do cadastramento, é oferecida uma certificação dos serviços turísticos, que atesta o respeito a normas e requisitos de qualidade para a prestação de serviços turísticos.
Estima-se que a região litorânea contenha 682 empresas ativas no setor de turismo. No Rio Grande do Sul, mais de 2 mil empreendimentos e prestadores de serviços foram cadastrados ou tiveram renovados seus registros em 2012, sendo 511 agências de turismo, 1218 empresas de transporte, 183 empresas de hospedagem e 372 guias turísticos. Em 2013 foram mais 1957 cadastros. No total, 8608 empreendimentos constam daquele banco de dados, com 5093 deles em dia, o que representa um acréscimo de 17% em relação a 2011 (4792 regularizados).
Fonte: Setur-RS