O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral, mas quiser votar, contará agora com 85 Municípios que oferecem o chamado voto em trânsito. Essa é uma novidade para as Eleições 2014. Antes apenas as capitais ofereciam esse serviço. Atualmente, a lista é composta também de Municípios com mais de 200 mil eleitores.
Esses 85 Municípios juntos possuem 43% do eleitorado no Brasil inteiro. Para votar, os eleitores precisarão apenas se habilitar junto a Justiça Eleitoral. O prazo para se manifestar vai de 15 de julho a 21 de agosto. E o eleitor precisa apresentar um documento com foto e indicar em qual desses Municípios pretende exercer o voto.
É importante destacar que, quando o eleitor se habilita para o voto em trânsito, a opção de votar na seção original impressa no título fica desabilitada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que a alteração ou o cancelamento da habilitação poderão ser solicitados até o término do prazo para o pedido.
Organização
A seção destinada ao voto em trâsito deverá conter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores. A organização do espaço será de responsabilidade de cada um dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Lista dos 85 Municípios aqui
Fonte: CNM