O termo de compromisso que autoriza a Prefeitura de Porto Alegre a financiar R$ 60 milhões para a construção de um Centro de Eventos na capital foi assinado na quinta-feira, dia 26, junto à Caixa Econômica Federal. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RS) protagonizou e pautou a discussão da criação do centro, com base nos desafios apontados no Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo.
O valor faz parte do montante de R$ 660 milhões que o Ministério do Turismo destinará para 10 capitais, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura desse segmento do país. O centro é um equipamento importante para cumprir com o desafio de captar e realizar negócios e ventos.
Para valorizar e fomentar a utilização do centro, a Setur/RS aposta no projeto de criação do Comitê Mice (Meetings, Incentives, Conferencing e Exhibition, isto é, Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), sigla utilizada como referência a um tipo específico de turismo: o turismo de negócios e eventos.
A secretária do Turismo, Abgail Pereira, parabeniza a capital gaúcha pela conquista e faz algumas projeções. “Estou com a sensação de dever cumprido. Desde o começo da nossa gestão na Setur/RS, estamos mobilizando o setor e focando nossos esforços para tirar este projeto do papel. Agora, com o Centro de Eventos sendo uma realidade, mais do que nunca, a criação do Comitê Mice se faz fundamental, pois é ele que vai dar as condições de operação para esse centro.”
A constituição do Comitê Mice representa a construção de uma política pública para o segmento de negócios e eventos. “O Rio Grande do Sul precisa dessa ferramenta para tratar sua promoção e a atração de negócios de forma profissional. E é somente com uma estratégia planejada que iremos, definitivamente, fazer com que o turismo seja, cada vez mais, um vetor de desenvolvimento deste Estado”, completou Abgail.
Hoje, o Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar no relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês) na captação de eventos internacionais. Para consolidar essa posição, o Estado precisa buscar maior competitividade.
A secretária Abgail Pereira afirma que a meta para o próximo ano é fortalecer e aprimorar a estrutura dos centros de eventos que já existem no Estado, casos dos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Torres, Esteio, Novo Hamburgo e outros, para consolidar o Rio Grande do Sul como o maior centro de negócios e eventos do Mercosul.
Fonte: Setur-RS