O Museu de Arte do Rio Grande do Sul ( Margs) e o Museu de Arte Contemporânea (Macrs) encerram 2013 com três novas exposições. A solenidade oficial de abertura ocorreu na noite da quinta-feira, dia 12, e ambas contaram com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil.
A Bela Morte no Margs
Uma nova visão sobre o gênero da natureza-morte é o tema da mostra do Margs A Bela Morte: Confrontos com a Natureza Morte no Século XXI. Com obras do acervo do museu, a curadoria promove um arco histórico entre meados do século 19 e a contemporaneidade.
Na sua saudação, Assis Brasil abordou a origem do gênero artístico e se referiu ao pensamento que a natureza-morte gera por meio da arte: ” é a afirmação da humanidade. Uma afirmação do poder criador, como aquele poder que pode ultrapassar a morte”. O secretário da Cultura abordou ainda a valorização do gênero pela mostra. “Quando vemos que uma exposição atual procura dialogar com a natureza-morta, a partir de artistas contemporâneos, vemos como o gênero está longe de desaparecer”, concluiu.
O diretor do Margs, Gaudêncio Fidelis, apresentou as razões da escolha. “Precisamos reconhecer a importância histórica deste gênero artístico e sua contribuição para a história da arte ao longo dos anos.”
Esta é a primeira exposição da nova curadora chefe do museu, Ana Zavadil, que assumiu em junho de 2013. “A exposição propõe uma nova leitura por meio do contexto de justaposição. As obras nas Salas Negras do Museu falam da finitude da vida e da inquietação que sentimos ao falar do assunto”, afirmou Ana.
A exposição A Bela Morte – Confrontos com a Natureza- Morta no Século XXI fica no Margs até dia 16 de março de 2014, com visitação de terças a domingos, das 10 às 19h.
A diversidade da pintura e circuito independente no Macrs
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul encerra 2013 comemorando o crescimento de 300% em seu acervo. Em 2011 eram 230 obras, agora o acervo conta com 766 obras. São fotos, vídeos, gravuras, pinturas, desenhos, esculturas e instalações doadas pelos 758 artistas que participaram das exposições nestes três anos.
Para celebrar, também na noite dessa quinta-feira, dia 12, foram oficialmente abertas as mostras Pinturas: Modos de Usar e BR 116: Circuitos Independentes em Trânsito.
Com organização de Marlice Corona, a exposição Pinturas aborda os vários enfoques que o tema pode ter e aponta a diversidade como condição para a pintura contemporânea.
BR 116: Circuitos Independentes em Trânsito apresenta a coletiva final de um projeto realizado durante todo o ano em vários municípios do Estado. Resultado de uma parceria entre os espaços independentes Casa Paralela de Pelotas e Atelier Subterrânea de Porto Alegre, com apoio do MACRS e do Instituto Estadual de Artes Visuais o projeto tem o financiamento por meio do Fundo de Apoio à Cultura ( FAC).
As mostras do MAC permanecem até 12 de janeiro de 2014, com visitação às segundas, das 14h às 19h, terças a sexta das 10 às 19h, sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.
Fonte: Governo do RS