A Praça da Alfândega recebe entre os dias 1º e 17 de novembro a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. Neste ano, a programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades. A Feira possui financiamento através do mecanismo de incentivo fiscal do Pró-cultura RS.
O patrono da 59ª Feira do Livro é o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. Ele foi escolhido por representantes da área cultural dentre uma lista com dez finalistas e será empossado no dia 1º, data de abertura da Feira. A solenidade ocorrerá na Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega), às 19h.
A Alemanha será o país homenageado na Feira. Entre as razões da escolha do país, estão a realização da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014″ e o fato de o Brasil ter sido homenageado pela Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu em outubro deste ano. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Institut, vão movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega. Estão previstos eventos nas áreas de literatura, quadrinhos, cinema e biblioteconomia.
Realizada no coração do Centro Histórico da Capital, a Feira é dividida em três áreas: a Área para leitores adultos, localizada na Rua dos Andradas e na Praça da Alfândega; a área Internacional, entre o Memorial do RS e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs); e a área Infantil e Juvenil, que neste ano ficará na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores. A mudança ocorre em razão do início das obras de revitalização do Cais Mauá.
Além disso, as atividades também serão realizadas em outros pontos do Centro da Capital: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020), Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223), Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1.028), no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara).
Literatura de suspense e terror
A literatura de suspense, terror e fantasia terá destaque especial na Feira. Nos dias 9 e 10 de novembro, acontecerá o evento Tu Frankenstein 2, cuja programação prevê trocas de ideias, participação em bate-papos, realização de oficinas literárias, apresentação de “Contos de gelar o sangue” e sessões de autógrafos. Alguns dos escritores convidados conviverão em regime de residência literária e criarão, nesse período, um conto, a exemplo da história da criação de Frankenstein.
A atividade reunirá autores internacionais como Francisco José Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (USA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina). A programação tem a parceria com o FANTASPOA e com a Odisséia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, do qual participam Duda Falcão, João Pedro Fleck, Max Mallmann, Gustavo Czester, Cristopher Kastersmith, entre outros.Do Tu Frankenstein 2, deverá resultar também a edição de livros no Brasil e na Argentina com os textos criados nessa experiência.
Atividades para crianças e adolescentes
Na Feira, também não vão faltar atrações para as crianças. Apresentações de teatro, brincadeiras, contação de histórias e muitas atividades a partir dos livros que encantam os pequenos. A programação inclui ainda a 2ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias, que integra o 6º Seminário A Arte de Contar Histórias. Entre os dias 15 e 17, no QG dos Pitocos, estarão reunidos contadores de várias partes do Brasil.
Outro destaque será o 8º Mutação: HQs, zines e cultura popular, programado para dia 2 de novembro, sendo realizado pelo Grupo Quadrante em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento terá palestras sobre o mercado de HQs e seu papel na educação, feira de publicações independentes, bate-papo com os autores, exibição de vídeos e a presença da Família Falcote.
Em razão da revitalização do Cais Mauá, cujas obras devem estar em andamento durante a Feira, a Área infantil e Juvenil ficará na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores.
A Casa do Pensamento estará localizada na Rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). Já o ciclo A Hora do Educador, que também ocorria no Cais, terá atividades na Casa do Pensamento, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara). A Área Internacional ficará entre o Memorial do RS e o MARGS. Haverá, ainda, encontros com autores, para o público jovem em vários espaços da Feira.
A Estação da Acessibilidade também merece destaque. Sua infraestrutura tem rampas de acesso, corrimões e sanitários químicos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Os visitantes encontrarão ainda programação em braile, espaço para a Associação de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes; espaço onde as pessoas são convidadas a ficar de olhos vendados e identificar objetos; e orientações sobre a inserção no mercado de trabalho. Entre outras atividades, haverá distribuição de kits de livros pela Confraria das Letras em Braile, em parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro e da FADERS; exibição de filmes com audiodescrição em parceria com a empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural; e oficina de criação poética em formato adequado a pessoas com deficiência, entre outras atividades.
Um passo em direção ao cinema
A Feira do Livro de Porto Alegre vai inovar este ano e incluir o cinema no seu universo. Em parceria com Epifania Filmes e com a Coelho Voador, o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) será o primeiro evento de cinema do Brasil focado na escrita de roteiros. Estas atividades ocorrem dentro da programação da Feira entre os dias 2 e 9.
Com palestras, debates, mostra competitiva de curtas, workshops, rodada de negócios, pitching e ciclo de filmes, roteiristas locais, nacionais e internacionais vão debater os aspectos que envolvem a construção de um roteiro. Além disso, serão incentivados encontros entre roteiristas, produtoras e canais de televisão para estimular as cadeias produtivas.
Para o festival foram convidados:
Aly Muritiba (curta pré-selecionado ao Oscar A fábrica), José Eduardo Belmonte (Se nada mais der certo), Di Moretti (Nossa vida não cabe num Opala), Thiago Dottori (Vips), a alemã Jasmin Ramadan (o livro Soul kitchen), José Roberto Torero (Memórias Póstumas), Fabiano de Souza (A última estrada da praia), Max Malmann (A grande família), Gibran Dipp (Ainda orangotangos), o argentino Jonatan Schutz (autor do livro Guiones para ver y mirar), Augusto Canani (curta pré-selecionado ao Oscar Amores Passageiros), Fernando Marés (Netto perde sua alma), Rubens Rewald (Super nada), Cristiane Oliveira (Nove crônicas para um coração aos berros), Ismael Caneppele (Os famosos e os duendes da morte), o norte-americano Sean Branney (Um sussurro nas trevas), e, ainda, a produtora Aletéia Selonk. Os gaúchos não poderiam faltar no Frapa: Fabiano de Souza, Gilson Vargas, Rodrigo John, Gibran Dipp, Ivana Verle, Carlos Gerbase são exemplos disso.
Oficinas
A programação terá ainda 31 oficinas, que irão tratar especialmente da escrita e da leitura, incluindo a elaboração de roteiros e o manejo adequado à conservação. As atividades serão realizadas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Inscrições podem ser feitas no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados também poderão se inscrever durante a feira. Mais informações pelo e mail: oficinas@camaradolivro.com.br.
Fonte: Governo do RS