A construção de dez novos Centros de Atendimento ao Turista em diferentes cidades na fronteira com Uruguai e Argentina e reforma de duas unidades em Porto Alegre foram articuladas pela Secretária do Turismo, Abgail Pereira, junto a representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Secretaria de Obras Públicas do Estado na manhã da quinta-feira, dia 10. Atualmente, 40% dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil entram de automóvel pelo Rio Grande do Sul.
“A construção de novas unidades e reforma das existentes foi priorizada pelo Plano Diretor do Turismo para sanar problemas de informação nos municípios fronteiriços, onde o fluxo de turistas para o Estado é forte”, disse a secretária Abgail. A reunião serviu para sintonizar as necessidades da Caixa Econômica Federal para a liberação dos valores repassados pela União via Ministério do Turismo. A Secretaria de Obras Públicas ficará com a revisão completa dos processos, adequando o detalhamento do projeto arquitetônico, suas exigências ambientais e urbanísticas aos orçamentos. Caberá à entidade financeira a análise de viabilidade.
Os técnicos das três instituições acordaram a constituição de equipes para tratar do assunto cotidianamente, com reuniões diárias, de modo a resolver as pendências o mais breve possível. “Nossa equipe analisa viabilidade de intervenção urbana. As pendências ficam na revisão, é ali que se percebem eventuais faltas de adequação, de detalhamento, inconsistência de orçamento, etc”, disse o superintendente da CEF, Pedro Cardoso. Segundo ele, foi assim que a CEF procedeu nos casos de obras para a Copa do Mundo, em que matrículas de imóveis, desapropriações, reassentamentos eram observadas antes.
Fonte: Setur-RS