Nesta segunda-feira, dia 14, inicia a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2013. O Dia Mundial da Alimentação, instituído na data de 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), terá este ano como tema central “Sistemas alimentares sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional”.
Segundo os organizadores o objetivo é proporcionar espaços para que a comunidade gaúcha analise as mais diversas questões sobre segurança alimentar e nutricional. Relatório da ONU de 2012 aponta que 12% da população mundial (meio bilhão de pessoas) estavam obesas. No Brasil, a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres, conforme dados do IBGE de 2011, e o excesso de peso é observado na metade da população. Outro dado que confirma a necessidade de repensar os hábitos alimentares é que as Doenças Crônicas não Transmissíveis – DCNT são responsáveis por 72% das causas de morte no Brasil.
As entidades promotoras estão organizando mais de 250 eventos entre seminários, encontros, feiras, palestras, oficinas etc., em todo o estado. Além disso, em Porto Alegre estão previstas algumas atividades especiais como no dia 16 a Audiência Pública sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 9h, e, às 18h30min, no mesmo local, a exibição do filme “O Veneno está na Mesa”.
No dia 17, no Escritório Central da Emater/RS-Ascar será realizada uma Feira Agroecológica que irá comercializar produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares da região Metropolitana. Serão, aproximadamente, 10 produtores e três agroindústrias ofertando produtos in natura e agroindustrializados para os empregados da Instituição e para os “vizinhos” do prédio, situado na Rua Botafogo, 1051, no Menino Deus.
Evento já tradicional no encerramento da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, a Praça de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá diversas instituições junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, no domingo (20), durante todo o dia. No local, a Emater/RS-Ascar irá apresentar a exposição Biblioteca Viva, que traz mostra de sementes crioulas, e, por meio de uma parceria com o Banrisul, irá distribuir sementes crioulas.
A Semana é coordenada por um conjunto de entidades promotoras, entre elas a Emater/RS-Ascar, e recebe a adesão de diversas organizações da sociedade civil e de governo, localizadas na Capital e nos municípios do Rio Grande do Sul. Mediante essa parceria, a Semana da Alimentação RS constitui-se em um amplo conjunto de iniciativas que, ao abrigo da temática estabelecida anualmente pela FAO, propicia informações, formação, manifestações, estudos, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional e seus fundamentos principais, que são o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Soberania Alimentar.
A programação completa da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul pode ser encontrada em:
Blog: semanadaalimentacao2013.wordpress.com https://www.facebook.com/semanadaalimentacaors2013
Fonte: Emater-RS