Mais uma edição do programa de capacitação para os municípios que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), está marcada para a próxima terça-feira, dia 15, no Auditório da Emater (Rua Botafogo, 1051), em Porto Alegre.
A qualificação é desenvolvida pela equipe de Compras Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Haverá nova orientação a outro grupo de municípios, dia 22 deste mês, no auditório da Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro) – Rua Gonçalves Dias, 570, na Capital.
Na terça-feira, dia 8, no auditório do Instituto de Previdência do Estado (IPE), em Porto Alegre, foi realizada a primeira capacitação para os novos gestores municipais do PAA. Compareceram 27 municípios. O titular da SDR, Ivar Pavan, e o diretor de Cooperativismo da Secretaria, Gervásio Plucinski, acompanhados da equipe de Compras Institucionais, orientaram os participantes na atividade.
Entre os meses de agosto e setembro deste ano, mais 98 municípios enviaram documentação manifestando interesse na adesão ao PAA. Ao todo, 193 municípios no RS aderiram ao programa. Eles foram divididos em três turmas, que, agora, estão recebendo orientação sobre o PAA.
Durante o segundo semestre de 2012 e início de 2013, a SDR realizou diversas reuniões regionais para divulgação do PAA. Naquele período, a adesão das prefeituras encerrou-se em 28 de março deste ano. Porém, no último dia 29 de agosto, o MDS, órgão que coordena e financia o PAA, abriu novo prazo para adesão, encerrado no dia 27 de setembro passado.
O último edital do MDS prevê investimentos de R$ 7 milhões para adquirir 2,8 mil toneladas de alimentos por meio do PAA. Feijão, farinha de trigo e de mandioca, flocos de milho e macarrão servirão para compor as cestas utilizadas na ação de distribuição de alimentos a grupos populacionais específicos, como indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e municípios em situação de emergência.
A nova modalidade do PAA tem a finalidade de usar o poder de compra do Governo do Estado para adquirir produtos locais, fortalecendo a agricultura familiar.
Fonte: Governo do RS